Há 64 anos, o Vasco vencia o Millionarios de Di Stefano em torneio no Chile

Sábado, 01/04/2017 - 15:17
comentários

Cinco anos após a brilhante conquista do Sul-Americano de Clubes Campeões, o Vasco retornava aos gramados chilenos para disputar o Torneio Internacional do Chile, reencontrando como adversário o grande Di Stefano, que em 1948 era jogador do River Plate, e neste triangular , atuava pelo Millionarios da Colômbia.

A outra equipe participante também era velha conhecida do Gigante da Colina: o Colo-Colo, outro oponente vascaíno na conquista do 1º título sul-americano.

No dia 1º de abril de 1953, o Vasco adentrava o Estádio Nacional do Chile para derrotar a equipe colombiana com gols de Friança e Bonegas (contra). Na época, a equipe do Millionarios era considerada uma das mais fortes do continente, tendo vencido a Pequena Taça do Mundo de 1953 e o Tri-Campeonato Colombiano do mesmo ano.

Quatro meses após este triangular, o Vasco também conquistaria o seu Intercontinental, o Torneio Ocotogonal Rivadavia Correia Meyer derrotando o São Paulo na final.

No mesmo dia desta vitória vascaína, o Brasil era derrotado na final da Copa América pelo Paraguai, no vizinho Peru. Então podemos dizer que no dia 1º de abril de 1953, coube ao Gigante da Colina orgulhar o futebol brasileiro em território hispano-americano.

Vamos relembrar mais uma grande vitória da História Cruzmaltina !

“Santiago do Chile (Serviço especial de A Noite) – Grande assistência apanhou ontem, à noite, o Estádio Nacional, para a primeira apresentação do conjunto do CR Vasco da Gama, campeão do Rio de Janeiro, frente ao esquadrão do Millionarios, campeão colombiano, integrado em sua maioria de jogadores argentinos. O cotejo transcorreu de forma satisfatória, tendo a platéia aplaudido as duas equipes, principalmente a do Vasco da Gama, que goza de grande popularidade aqui, desde a conquista do título no Torneio dos Campeões. Foi uma partida da melhor qualidade técnica, com jogadas sensacionais, que fez vibrar o grande público presente.

O VASCO DA GAMA RATIFICOU A SUA FAMA

A equipe do Vasco iniciou a peleja com grande entusiasmo, realizando quatro ataques seguidos, passando o goleiro Cozzi por maus momentos. Esse jogador, com as suas intervenções verdadeiramente espetaculares, transformou-se no maior obstáculo dos cruzmaltinos, tornando-se a maior figura dos primeiros 45 minutos.

O único tento na primeira etapa foi assinalado aos 17 minutos. Sabará atirou violentamente e Zuluaga tentando o rechaço, foi infeliz , atirando em suas próprias redes. O domínio vascaíno prosseguiu, mas Cozzi, como salientamos, impediu que o Vasco da Gama ampliasse o marcador. Com a contagem de 1×0 favorável ao Vasco da Gama, terminou o primeiro tempo.

Aos quarenta segundos da etapa derradeira, Belini tentando desfazer uma carga do meia Di Stefano, mandou a pelota às redes de Barbosa, marcando o tento para os Millionarios, retribuindo assim a gentileza de seu adversário Zuluaga. Depois do gol colombiano, o arco de Barbosa passou por sérios perigos, cabendo então ao goleiro vascaíno evitar tentos certos, com intervenções empolgantes.

Aos 17 minutos surgiu o gol que assegurou a vitória do Vasco da Gama. Maneca lançou Chico pela esquerda. O ponteiro cruzou otimamente, e Friaça na corrida desviou para as redes de cabeça, impedindo qualquer intervenção do goleiro Cozzi. O Millionarios voltou então a reagir. Mas o campeão carioca garantiu o triunfo, graças a segura conduta de seus elementos da defesa. Uma vitória expressiva, sem dúvida.

No quadro vascaíno, Barbosa constitui-se em verdadeiro espetáculo para o público chileno. O goleiro vascaíno demonstrou que no presente momento atravessa sua melhor forma. Na zaga, Augusto nitidamente superior a Belini. Na intermediária Jorge destacou-se seguido de Mirim. No ataque Maneca foi outra figura máxima da peleja; não parou um instante. Foi o verdadeiro cérebro da equipe.” (A Noite – 02/04/1953)

“O Vasco estreou esta noite no Quadrangular chileno, vencendo a forte equipe do Millionarios, de Bogotá. O match terminou com o placar de 2×1 para os vascaínos, que cumpriram uma exibição convincente.

O primeiro tempo terminou com 1×0 para os cariocas, tendo o zagueiro Zuluaga, num lance infeliz , chutando contra as suas próprias redes. Aos 40 segundos do segundo tempo, Belini também fez gol contra, empatando a partida, cabendo a Friaça, numa jogada espetacular de Chico, marcar o tento da vitória. Os dois quadros formaram assim:

Vasco da Gama: Barbosa, Augusto e Belini; Eli, Mirim e Jorge; Sabará, Maneca, Friaça, Vavá e Chico.

Millionarios: Cozzi, Pini e Zuluaga; Stremberg, Rossi e Castillo; Baez, Di Stefano, Pedernera, Villalba e Fernandez.” (Última Hora – 02/04/1953)


Fonte: História Cruzmaltina