Há 73 anos, Vasco goleava o Urubu por 5 a 2 e se sagrava campeão invicto do Torneio Relâmpago

Segunda-feira, 20/03/2017 - 01:47
comentários

No dia 19 de março de 1944, o Vasco goleava o rival rubro-negro por 5 a 2, e conquistava de maneira invicta o Torneio Relâmpago daquele ano.

O certame vencido pela Gigante da Colina foi uma competição que reuniu os maiores clubes do Rio nos anos de 43, 44, 45 e 46. Jogavam em um grupo único entre si, e se consagraria campeã aquela que mais pontos somasse. Todas as edições contaram com a participação dos quatro grandes do futebol carioca e também com a presença do América. Nas duas últimas, também participou o São Cristóvão.

O cruzmaltino é o maior campeão do Torneio Relâmpago, tendo vencido também em 1946. Os outros campeões foram o Flamengo (1943) e o América (1945).

Naquele ano, o Vasco ainda levantaria mais dois troféus: o do Torneio Início e o do Torneio Municipal.

Vamos relembrar mais esta conquista da História Cruzmaltina !

“O Vasco da Gama tem assegurado o título de campeão invicto do Torneio Relâmpago. Sem outro compromisso no certame, com um único ponto perdido em virtude do empate com o Fluminense, o quadro vascaíno foi na realidade, o melhor apresentado neste inicio de temporada.

Foi brilhante o triunfo que os vascaínos registraram ontem sobre o Flamengo. Exibiu um padrão de jogo nitidamente superior, despertando a atenção do público também pelo excelente preparo físico. Assim, não surpreendeu à numerosa assistência que compareceu ao estádio da avenida Venceslau Braz, que o Vasco alcançasse a vitória depois de ter ficado em inferioridade duas vezes no marcador.

Em meio à grande movimentação, que tornou o prélio um dos mais bonitos ultimamente assistidos, devido ao entusiasmo e felizmente, à disciplina dos defensores dos dois clubes, o Vasco surgia com jogadas mais perfeitas, pelo entendimento que havia entre as suas linhas. Duas oportunidades muito bem aproveitadas por Perácio e Vevé levaram o quadro rubro-negro à vantagem no marcador por duas vezes, ao mesmo tempo que um trabalho estafante cia defesa continha as investidas cruzmaltinas, sempre ameaçadores por bem organizadas.

Nos últimos quinze minutos, quer pela ausência de Biguá, que fora um esteio da defesa flamenga , quer pela natural fadiga dos defensores, o Flamengo cedeu a fulminante reação que o preparo físico dos vascaínos lhe reservara. E o Vasco da Gama deixou, assim, o gramado alvinegro coroado por urna dupla e brilhante vitoria.

OS GOLS

Perácio abriu a contarem aos 13 minutos, terminando com esse escore o primeiro tempo. Aos 7 minutos da segunda etapa, uma falha de Biguá dá ensejo ao empate, por intermédio de Chico. Aos 14 minutos, falha Zago, e Vevé assinala o gol do Flamengo; aos 30 minutos, Lelé torna a empatar, ao receber de Chico; aos 37 minutos, Djalma aumentou, enganando Gualter; aos 38 minutos, Jair leva a melhor sobre Artigas e dá a Isaías, que marca o 4º tento, e aos 44 minutos Lelé, recebendo de Isaías obtém o 5º e último gol do Vasco.

No quadro vencedor destacaram-se Dorival, Rafaneli, Eli, Lele e Jair, e, no quadro vencido, Biguá e Zizinho.” (Diário de Notícias 20/03/1944)

A campanha vascaína:

05/03/1944 – Vasco 2×2 Fluminense – Jair e Cordeiro
11/03/1944 – Vasco 4×0 América – Isaías, Jair, Cordeiro e Lelé
15/03/1944 – Vasco 3×0 Botafogo – Djalma e Chico(2)
19/03/1944 – Vasco 5×2 Flamengo – Chico, Lelé(2), Djalma e Jair

Ficha do jogo:

19/03/1944 – Torneio Relâmpago
Vasco 5 x 2 Flamengo
Local: General Severiano
Juiz: José Ferreira Lemos (Juca)
Gols 1º Tempo: Perácio (13min – Vasco 0x1 Fla)

Gols 2º Tempo: Chico (07 Min – Vasco 1×1 Fla), Vevé ( 14 Min – Vasco 1×2 Fla), Lelé (30 Min – Vasco 2×2 Fla), Djalma (37 Min – Vasco 3×2 Fla), Isaías (38 Min – Vasco 4×2 Fla) e Lelé (44 Min – Vasco 5×2 Fla)

Vasco: Yustrich, Zago e Rafagnelli; Alfredo II, Ely e Argemiro; Djalma (Cordeiro), Lelé, Isaias, Jair e Chico.
Flamengo: Jurandir, Artigas e Gualter; Biguá (Djalma), Bria e Quirino; Nilo (Jacy), Zizinho, Tião, Perácio e Vevé.



Fonte: História Cruzmaltina