Adversário do Vasco neste domingo, Nova Iguaçu ainda sonha com vaga nas fases finais do Estadual

Sábado, 01/04/2017 - 18:47
comentários

O ditado popular "água no chope" costuma ser empregado a uma situação de frustração sobre algo que já estava previamente esperado e comemorado. No caso de Botafogo e Vasco, um inesperado sabor de "laranja" é que poderá amargar as tulipas da dupla neste Campeonato Carioca.

Considerado ainda um "caçula" do futebol brasileiro, com 27 anos completados justamente neste sábado (1), o Nova Iguaçu, apelidado de "Laranja da Baixada", chega à última rodada da fase de grupos com chances reais de obter vaga não somente nas semifinais da Taça Rio como também na do Estadual.

Neste domingo, às 16h, em Moça Bonita, o clube, criado por 25 profissionais liberais, tem um duelo decisivo contra o Vasco e uma vitória poderá garantir os dois avanços, o que significará a queda precoce de ao menos um dos grandes na competição.

Com as vagas ou não, o certo é que o time da Baixada Fluminense já fez história. Afinal, esta já é a melhor campanha do clube desde a sua fundação no Campeonato Carioca (veja no tópico "A matemática" as chances de classificação do Nova Iguaçu).

Estrutura

A boa campanha do Nova Iguaçu não é por um acaso. Já há alguns anos, o centro de treinamento do clube é um dos mais modernos do Rio de Janeiro. A estrutura conta com cinco campos de treino (sendo um com medidas oficiais), seis vestiários, duas academias, piscina térmica para tratamento de lesões, departamentos de odontologia, nutrição, fisiologia, fisioterapia e reposição alimentar, quadra poliesportiva, auditório e caixa de areia.

Além disso, o Laranja da Baixada possui um estádio construído em 2008 com recursos próprios para 2 mil pessoas e que fica situado dentro do próprio CT. Ele é chamado de Janio Moraes, nome do atual presidente.

O clube também foi o primeiro do Rio de Janeiro a receber o Certificado de Clube Formador da CBF - Nível A, que atesta a infraestrutura e o trabalho realizado nas categorias de base. Hoje, além do Nova Iguaçu, apenas Flamengo, Fluminense e Botafogo possuem a certificação no estado.

"A gente trouxe nossa experiência de mercado financeiro e administrativo para um clube de futebol. Você vai entrar no CT e não vai ter um papel no chão, um banheiro sem dar descarga. Muitos perguntam como chegamos nesse nível. Por causa do presidente? Do técnico? Por causa de ninguém. É um conjunto de coisas que levam o Nova Iguaçu a esse nível: ter uma estrutura como a gente tem - que dê condições para os atletas e comissão técnica trabalharem - criar identidade com o clube, o que é muito importante. É criar esse compromisso moral...", destaca Moraes.

'Fruto da terra', Deivid 'construiu' CT

Os jovens formados nas divisões de base do Nova Iguaçu são carinhosamente chamados de "frutos da terra". E a primeira colheita que deu retorno ao clube chama-se Deivid, ex-atacante de Flamengo, Cruzeiro e Santos e que atualmente trabalha como treinador do Criciúma. Segundo Janio, com o dinheiro da venda, o Laranja da Baixada construiu seu CT.

"O Deivid surgiu quando tínhamos o nosso primeiro campo. Quando o negociamos (para o Santos), construímos o nosso CT. Muitos poderiam usar o dinheiro para outras coisas, mas investimos. Na época, dizíamos: 'Se conseguimos fazer o Deivid com pão puro e recheio de nada, imagina quando colocarmos queijo e presunto?'", se recorda.

Após Deivid, o clube revelou, entre os mais famosos, Cortês (lateral esquerdo do Grêmio e com passagem pela seleção brasileira), Airton (volante do Botafogo), William Barbio (atacante do Santa Cruz), Biro-Biro (atacante ex-Fluminense e Ponte Preta e hoje na China), Amaral (volante ex-Flamengo e Vitória) e Schwenck (atacante ex-Botafogo).

Sem salários atrasados

Presidente e fundador do Nova Iguaçu, Janio Moraes garante que o clube nunca atrasou salários de funcionários e jogadores, algo raro no futebol brasileiro.

"Temos a seriedade de conduzir todos os compromissos em dia. Temos isso como praxe. São 27 anos assim. Tivemos problema com apenas um jogador de colocar na Justiça, em que ele não foi bom caráter. Isso é um ponto muito positivo para nós. O jogador sabe que vai jogar e receber", declarou o dirigente.

O gasto atual com a folha mensal de salários do elenco da Laranja da Baixada é de cerca de R$ 130 mil.

O clube teve recentemente quitada uma dívida de R$ 1 milhão que tinha a receber do Vasco em função da venda do goleiro Diogo Silva, hoje na Luverdense: "O Eurico é um homem de palavra", elogia Janio.

Projeto Série D

O Nova Iguaçu já está assegurado na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D e quer alçar voos mais altos em âmbito nacional. Para a competição, a diretoria está investindo no seu estádio para que possa mandar seus jogos por lá e está construindo cabines de rádio e TV, algo exigido pela CBF para partidas não só da Série D como da C também.

"Temos muito interesse em buscar isso (alçar voos mais altos), mas temos que estar consolidados, preparados para encarar essa batalha que é o futebol", declarou Janio.

O apelido

O apelido de Laranja da Baixada vem em função do escudo e das cores da camisa do clube, que fazem uma alusão à época em que a cidade de Nova Iguaçu era a maior produtora de laranjas do Brasil.

Já o puma alado no escudo representa, segundo o clube, a garra e a determinação em busca da vitória.

A matemática

Na Taça Rio, o Nova Iguaçu ocupa a terceira colocação do Grupo B com os mesmos 10 pontos do Botafogo - ficando atrás nos critérios de desempate – e com um a menos que o Flamengo. O resultado positivo diante do Vasco neste domingo somado ao tropeço do Rubro-Negro ou do Alvinegro significará a classificação ao "Orgulho da Baixada".

Já na classificação geral, que dá vaga à decisão do Carioca, o Nova Iguaçu está em quinto lugar com 16 pontos, um a menos que o Botafogo e dois a menos que o Vasco. Uma simples vitória sobre o Cruzmaltino coloca o Laranja Iguaçuano nas semifinais do Estadual.

"No começo perdíamos de goleada para os grandes na base. Hoje é pau a pau. Esses quatro que estão no profissional (Lucas - lateral esquerdo, Vinicius Matheus – volante, e os atacantes Marlon e Wescley), se acostumaram a ganhar dos grandes na base. Eles vão com certa confiança jogar no profissional", informa Janio Moraes, avisando que o Nova Iguaçu não temerá a decisão contra o Vasco.



Fonte: UOL