No aniversário do Colégio Vasco da Gama, Eurico puxa grito de 'Casaca' com alunos no ginásio; veja vídeo

Quarta-feira, 08/03/2017 - 14:52
comentários

Vasco da Gama @vascodagama
O Colégio Vasco da Gama completa 13 anos de existência nesta quarta. São 235 alunos do ensino fundamental ao médio dentro de São Januário.

Os alunos praticam várias modalidades esportivas no clube (atletismo, futsal, futebol feminino, basquete, atletismo, remo e paralímpico).

Em solenidade em São Januário, o presidente Eurico Miranda puxou o Casaca junto com os alunos do Colégio Vasco da Gama.



Fonte: Twitter oficial do Vasco


Colégio Vasco da Gama completa 13 anos de existência

O Vasco é tradicionalmente um clube que se preocupa com questões sociais. Desde que foi campeão carioca jogando com negros, em 1923, e quando teve o primeiro presidente mulato de uma agremiação esportiva no Rio, ao eleger Cândido José de Araújo, em 1904. No dia 08 de março de 2004, há 13 anos, o Gigante da Colina dava um passo enorme na educação esportiva, ao inaugurar o Colégio Vasco da Gama, escola de Ensinos Fundamental e Médio que funciona dentro de São Januário, exclusivamente adaptada para atletas do clube, com calendários especiais para treinos, competições e viagens.

Para comemorar esta importante data, o presidente Eurico Miranda promoveu uma solenidade no Ginásio Antônio Soares Calçada, popularmente conhecido como "Forninho", na tarde desta quarta-feira (08/03). Na ocasião, o fundador do Colégio Vasco da Gama destacou o DNA social do Gigante da Colina e frisou a importância da educação na vida de todos, principalmente daqueles que não terão um futuro no esporte.

- Hoje é um dia muito importante para o Vasco. O clube não tinha necessidade de ter uma escola aqui dentro, mas a educação é fundamental e prioridade para mim, por isso fundei essa escola. Todo mundo quer virar um Romário, um atleta de ponta, mas nem todos serão. O que nós procuramos é formar cidadãos. Aqui ensinamos civilidade, boas maneiras e, acima de tudo, disciplina. Para conseguir algo na vida é preciso ter disciplina e por isso atletas que faltam aulas e não querem estudar, não ficam no Vasco. A disciplina é fundamental - declarou o presidente vascaíno.

A educação e formação através do esporte é uma dos principais objetivos da escola, totalmente administrada pelo clube. Alan Kardec, Alex Teixeira, Philippe Coutinho e Souza, que hoje brilham no exterior, são exemplos de jogadores que estudaram na escola cruzmaltina. Do atual elenco profissional, 12 jogadores passaram pelo Colégio Vasco da Gama: Jordi, Gabriel Félix, Alan Cardoso, Henrique, Luan, Andrey, Bruno Gallo, Douglas, Guilherme, Mateus Vital, Caio Monteiro e Thalles.

Além do futebol, o Colégio Vasco da Gama atende atletas de outras modalidades: futsal, futebol feminino, basquete, atletismo, remo e paralímpico. É importante lembrar que não só de resultados esportivos vive a escola cruzmaltina. Nos últimos anos, alunos vêm sendo aprovados em universidades públicas e instituições militares. O trabalho sério de diretores e professores existe para garantir o futuro e a formação dos futuros defensores das cores do Vasco.



Fonte: Site oficial do Vasco