Confira mais tópicos da coletiva desta 5ª-feira de Eurico Miranda

Quinta-feira, 23/02/2017 - 20:15
comentários

A semana que antecede o Clássico dos Milhões é sempre recheada de assuntos. Para esclarecer todos os temas relacionados a semifinal, que será realizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o presidente Eurico Miranda concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa, em São Januário, e explicou o motivo da indecisão do estádio que seria disputado o confronto.

- No primeiro momento tínhamos uma posição contra jogo de torcida única. Recorremos. O desfecho foi terem revogado a decisão, mas para a nossa surpresa, o comando da polícia militar, que se fez presente, foi afirmar que não tinha condição de dar segurança para o jogo ser realizado no Engenhão. Diversas contradições, mas o argumento maior foi o fato de que tinha o Carnaval. Nós, o Vasco, em particular, assumimos o compromisso de fazer uma campanha junto ao torcedor para que não tivesse briga dentro de campo, no trajeto. Porque isso estava prejudicando o clube e, inclusive, sendo passível de algumas sanções. A grande surpresa foi a PM dizer que não tinha condição. Eles disseram que podia fazer o jogo fora do município do Rio, o que levou ter condição em Volta Redonda. Eu deixei e estou deixando bem claro que a responsabilidade da segurança dessa partida é exclusivamente da PM. Se não tivesse essa responsabilidade eu não aceitaria jogar em Volta Redonda. Aceitei porque não tenho nada contra Volta Redonda, mas um clássico Vasco e Flamengo tinha que ser jogado no Maracanã ou Engenhão. Fiz o apelo e estou tornando público de que queremos paz nas torcidas - afirmou o presidente.

Após o pronunciamento, Eurico Miranda abriu espaço para as perguntas. Ao falarem sobre a série de invencibilidade do Cruzmaltino no clássico, o presidente foi taxativo.

- É um problema que o Flamengo tem que resolver. Se ele vai conseguir acabar com essa série de derrotas, empates e não vitórias com o Vasco. A responsabilidade desse jogo é muito mais do Flamengo do que do Vasco. Como vocês da imprensa falam, o Flamengo é o grande favortio. Veremos. Nessas nove partidas, na maioria delas, o Vasco não era favorito. Vasco e Flamengo é sempre Vasco e Flamengo. Vasco e Flamengo com a minha participação é sempre um problema complicado para o outro lado - disse Eurico Miranda.

Falta de policiamento

"A PM Pediu que os jogos saíssem do município Rio de Janeiro, alegando o Carnaval e outras obrigações. Todo sábado de Carnaval há muito anos tem partida de futebol. Nós ficamos limitados a isso. Tem uma série de fatores, mas o decisivo foi que a PM não da garantia. O problema da segurança é um problema geral, não é exclusivamente do futebol. A falta de segurança é geral. Não venha atribuir que o problema da segurança é de uma partida de futebol"

Planejamento da segurança

"Aquela reunião não foi para a paz. Foi para ficar uma das condições de que aquilo tinha que ser feito com o que determina o regulamento. 50% da receita e 50% das despesas. Consequentemente 50% dos ingressos para a torcida do Vasco, 50% para a torcida o Flamengo. A reunião foi no sentido de que isso fosse efetivado. Evidentemente de como dividir o estádio para nao ter nenhuma possibilidade de problema de ordem interna. Não estou preocupado com interno. O problema é o externo, do deslocamento. Acredito que com o apelo não vá acontecer"

Luis Fabiano

"Se vocês verem na relação pode ser que ele jogue. Acredito que está mais pra ele não jogar do que para ele jogar. Ainda nao está em condições. Mas quem sabe? Pode acontecer"

Manifestação dos clubes pelas redes sociais

"Se eu fizer uma manifestação de que o Luis Fabiano vai ser o carrasco do Flamengo e isso incita a violência, eu não sei mais o que incita a violência. Há de se diferenciar o que vai promover o jogo e o que vai incitar a violência. Pode promover uma partida ou a rivalidade não quer dizer incitar a violência. É muito fácil a gente querer jogar a responsabilidade para os outros. Eu promovo, falo o que representa para mim uma partida contra o Flamengo, mas isso nao é incitar a violência. Isso é promover uma partida, meu jogo, o clube. Eu sempre serei contra a violência. Não quero voltar a fatos de outros clubes, do episódio entre Flamengo e Botafogo. Quem foi o grande responsável por aquilo que aconteceu? A falta de policiamento. Não aconteceria naquela proporção se tivesse policiamento"

Bruno Paulista

"Tá inscrito. Quando ele vier, estando apto, vai jogar. Muita gente gosta de falar sem conhecer das coisas. Tem o Luis Fabiano. Ele veio, demorou, mas chegou. Tá publicado no BID, no BIRA. É o que vai acontecer se o Bruno Paulista vier. Tem problema de acerto entre o clube de onde o Bruno Paulista era oriundo. Em relação ao Vasco não tem problema nenhum. Tem problema de acerto com eles lá, mas eu acho que esta evoluindo."

Organização do Campeonato Estadual

"Regulamento não se muda depois de aprovado. Por isso que eu defendo o regulamento. Não tem negócio de tapetão. Tapetão é quando você se sente, dentro do regulamento, prejudicado, podendo recorrer. A forma de disputa é algo que os clubes aprovam. E foi aprovado essa forma de disputa que eu acho que é boa. Na verdade a gente tem o Campeonato Estadual cada vez mais de tiro curto, com menos partidas. O grande atrativo são os clássicos. Você tem uma forma de disputa que tem um número maior de clássicos. Acho e continuo achando que o Estadual é o melhor campeonato de disputa para os clubes do Rio. Não vou entrar no mérito de maior e melhor. Todos tem grandes torcidas. Aqui tem sempre a rivalidade. Se promove com mais facilidade essa competição. Isso nunca vai perder o charme. Resumindo é o sgeuinte: você ganha do Flamengo, do Fluminense, do Botafogo, aí o torcedor vai comentar com o jornaleiro, com o cara do taxi. O que vale é isso"

Como convocar o torcedor

"Segurança é em todo lugar. Hoje a alegação maior é em função de que tem o Carnaval, que via acabar. Foi oferecido até que fosse estipulado um preço para pagamento dos policiais para que a polícia fosse trabalhar. Hoje já existe isso que a federação paga o policiamento dos policiais. Quem não pode pagar é o futebol. Não posso falar como fala o torcedor. Não é porque eu deixo de ir para o futebol que é por causa de segurança. Se for falar de segurança eu nao saio de casa"

Incentivo aos jogadores

"Nunca falo nada antes. Jogo com o Flamengo não precisa pagar bicho. Eles sabem o que tem fazer. Para jogar contra o Flamengo não precisa de bicho"

Problema de local para a final

"Não vai ficar dando razão para a PM. Não pode hoje porque tem Carnaval. Eles tem a programação e não vão poder alegar a mesma situação que alegaram para esse sábado. A partir da próxima rodada não podem alegar mais nada"

Vasco e Flamengo será disputado em Volta Redonda, neste sábado (25/02), às 17 horas, pela semifinal da Taça Guanabara.



Fonte: Site oficial do Vasco