Novo reforço do Vasco, Bruno Paulista se destacou no Bahia e conviveu com lesões na Europa

Sábado, 11/02/2017 - 13:13
comentários

Já no Bira da Ferj e na lista dos 30 jogadores do Vasco inscritos no Carioca, o volante Bruno Paulista está perto de ser anunciado oficialmente para aumentar as opções no meio-campo. Ele tem apenas 21 anos, mas viveu os dois lados do futebol. O volante surgiu como grande promessa no Bahia, chegou à seleção brasileira sub-23 e foi vendido ao futebol europeu. Entretanto, em Portugal, sofreu com lesões, pouco jogou pelo Sporting e não convenceu.

Bruno fica emprestado ao Vasco até o fim do ano. Em São Januário, o jogador terá a chance de recuperar seu futebol. Quem trabalhou com ele garante que tem tudo para dar certo pelo Cruz-Maltino: versátil, de boa chegada à frente e muita raça. Talhado para atuar como segundo volante.

- Ele é um jogador moderno, de intensidade alta de jogo. Cumpre várias funções: primeiro volante, segundo volante, meia, até lateral. Mas sua função de origem é segundo volante. Tem excelente passe e um chute de média e longa distância muito forte – analisou Charles Fabian, treinador que deu a primeira oportunidade a Bruno no profissional do Bahia.

Em Salvador, o volante não era visto como uma das principais promessas da base. Vindo de São Paulo, ele foi pinçado por Charles e aproveitou a chance – trajetória semelhante com a de Douglas no Vasco. A partir daí, só saiu para a Europa.

- Ele nunca foi badalado na base. Ele entrou com muita personalidade no primeiro jogo, que foi contra o Corinthians na Fonte Nova. Chamou a atenção da torcida e começou a pegar destaque. A torcida vai amá-lo. Ele vai se jogar na bola, não tem bola perdida – completou Charles.

Lesões em Portugal

Os bons jogos levaram Bruno Paulista à seleção brasileira sub-23 que ficou com a medalha de bronze no Pan-Americano de Toronto, em 2015. Na volta, o volante foi vendido ao Sporting, de Portugal, por 3,5 milhões de euros. Por conta do valor investido, ele chegou com expectativa alta a Lisboa.

- Ele era sub-23 do Brasil, os dirigentes e a comissão técnica tinham esperança nele. Mas mostrou muito pouco ou nada. Esteve sem jogar quase um ano. Sempre que apertavam com ele, lesionava-se. Todo mundo perdeu a paciência aqui, porque o Sporting investiu em sua contratação – contou Alexandre Moita, repórter que cobre o Sporting pelo jornal português “Record”.

Pela equipe principal do Sporting, Bruno fez sete jogos oficiais – três deles na atual temporada, mas somando apenas 24 minutos no total. A falta de sequência pode ser explicada pelas lesões musculares que teve. Recentemente, fez um tratamento dentário para tentar resolver o problema. Sua última partida aconteceu em 17 de setembro, pela equipe B do Sporting.

Quando esteve em campo, Bruno foi utilizado como um volante com liberdade para atacar. Era, na linguagem do futebol europeu, um “box-to-box”, jogador com capacidade de marcar e chegar à frete, atuar de uma área à outra. Entretanto, a pouca sequência impediu o Sporting de tirar maiores conclusões.

- Ele nunca foi uma aposta do treinador (Jorge Jesus). Embora tenha recebido elogios, não foi nem mal nem bem nas chances que teve. Não deu para ver nada – disse Moita.

No Vasco, Bruno poderá ter uma sequência de jogos. Ele chega para reforçar uma das posições mais carentes do elenco. Será a chance de recuperar a boa fase e deixar as lesões para trás. Um recomeço.



Fonte: GloboEsporte.com