Guilherme Costa minimiza problema na marcação contra o Fluminense: 'Os treinos estavam bons'

Segunda-feira, 30/01/2017 - 18:52
comentários

Uma das poucas boas notícias do Vasco no clássico contra o Fluminense foi Guilherme Costa. Cria da base e tratado como joia no clube, o meio-campista entrou no segundo tempo, fez seu primeiro jogo oficial com a camisa cruz-maltina e recebeu raros elogios após a derrota por 3 a 0. Um dia depois, coube ao jovem de 22 anos explicar o que aconteceu.

As maiores críticas em relação ao time foi a dificuldade de marcação no meio-campo - Julio dos Santos e Andrezinho, sem tanto poder de marcação, atuaram como volantes. Guilherme afirmou que, nos treinos, o time estava se comportando bem. Mas admitiu que, no clássico, algo deu errado.

- Não temos aquele volante marcador, mas acho que o Cristóvão procura colocar alguém naquela função ali. Os treinos estavam bons. Talvez no jogo possa não ter encaixado bem. Tenho certeza que vamos encontrar um jogador para essa posição e melhorar no campeonato – disse em entrevista coletiva.

O próximo adversário do Vasco é o Bangu, em Moça Bonita, na próxima quinta-feira. De acordo com Guilherme, a conversa entre jogadores e comissão técnica foi de motivação, sem deixar se abater pela derrota no clássico.

- Ninguém gosta de perder, ainda mais clássico, da forma que foi. Nossa conversa (depois do jogo) foi mais para levantar a cabeça. O campeonato começou agora. Se é para perder agora, menos mau. Bola para frente. Não tem que se lamentar. É trabalhar, treinar, procurar melhorar no que falhou nesse jogo.

Mudança de rotina e de posição para ter chance

Apesar da expectativa sobre ele, Guilherme demorou para ter sua primeira chance oficial. Nos treinos, ele teve de se adaptar ao esquema de Cristóvão Borges e passou a atuar como ponta, aberto pela direita. Para ele, essa mudança foi fundamental para ganhar espaço no time.

- É uma posição nova para mim. Eu jogava mais centralizado. Comecei a treinar neste ano pela ponta direita e a me adaptar, fazer o que o Cristóvão pedia, acompanhar o lateral até o fim. Me aperfeiçoei nisso, fui indo bem nos treinos e ele começou a ver que eu podia ter chance. Foi aí que vi o quele gosta: marcação firme, apresentar para jogo, vir para meio e não ficar só na ponta.

Aliada à mudança tática, Guilherme também alterou seus hábitos. Ele se reapresentou em 2017 com 10 quilos a menos, fruto de uma conscientização após sofrer com lesões e não conseguir se firmar.

- Eu me machuquei muito na transição (para os profissionais). Ano passado eu não estava bem fisicamente. Quando machuquei o joelho no ano passado, comecei a rever minha alimentação, a me cuidar mais. Se eu tivesse me cuidado antes... Toda vez que machucava, continuava comendo, ganhando peso. Tenho muito para mostrar ainda – completou.

A expectativa, agora, é sobre a participação de Guilherme contra o Bangu. Nesta segunda-feira, os jogadores que atuaram mais de 45 minutos contra o Fluminense ficaram no Caprres. O restante, inclusive Muriqui e Evander, trabalhou em campo. Na terça, Cristóvão começa a montar o time para a próxima rodada.



Fonte: GloboEsporte.com