Técnicos dos 4 grandes do Rio falam sobre o início do Estadual

Sábado, 28/01/2017 - 18:31
comentários

Criou-se quase um consenso de que o Estadual não tem o peso de outros tempos. Mas para os treinadores, nem sempre é simples encarar a competição como mera preparação. Afinal, a cobrança por resultados ignora qualquer tipo de hierarquização entre as competições. Após a estreia antecipada do Botafogo de Jair Ventura, o fim de semana marca os primeiros jogos do Fluminense de Abel Braga, do Flamengo de Zé Ricardo e do Vasco de Cristóvão Borges. Em conversa com o GLOBO, os quatro lançaram reflexões sobre o futebol atual, sobre conceitos táticos e sobre a expectativa para a disputa do Carioca.

TENDÊNCIA DOS 3 DEFENSORES

JAIR VENTURA

É mais usado quando você tem dois laterais ofensivos. Você coloca um defensor a mais e dá liberdade para eles. Eu, em um primeiro momento, não penso em utilizar, mas não descarto.

ABEL BRAGA

Eu gosto da linha de três. Não é novidade. É que está sendo usado na Europa e é visto como modelo. Sempre fomos copiados e, agora, copiamos. Só valorizamos o que se faz lá fora. Pensei nisso porque o Fluminense sofreu muito gol no ano passado, em especial na bola aérea. Mas pelas contratações que fizemos e tendo dois jogadores fundamentais como Scarpa e Douglas, além da velocidade do Wellington, eu perderia um jogador de qualidade para usar o sistema.

CRISTÓVÃO BORGES

A melhor maneira de contra-atacar é defendendo bem. Neste sistema, o time fica mais sólido e com boa transição. Hoje, muitos jogadores de lado de campo têm facilidade de defender e atacar bem. Tenho visto o Chelsea, gosto, mas não pretendo usar. O Vasco está em formação e tenho prioridades. No futuro, com time mais sólido, espero ter essa possibilidade.

ZÉ RICARDO

No momento, não penso em usar. Mas gosto, cria boas linhas de passe. Não é preciso usar três zagueiros, pode-se adaptar volantes ou laterais, mas não é da tradição do Flamengo. Resta saber como torcida, dirigentes e imprensa reagiriam.

MELHOR TIME DO MUNDO ATUALMENTE

JAIR VENTURA

Difícil apontar apenas um. Gosto muito do Barcelona, do Real Madrid, do Bayern... Mas acho que o poder de decisão dos três atacantes do Barcelona encanta mais.

ABEL BRAGA

Hoje, é difícil fazer este tipo de colocação. Os três melhores, Bayern, Real e Barcelona, não estão num momento de grande futebol. O que tem me chamado muita atenção é o Napoli. É leve, com garotos, joga com consciência, mas de forma descontraída e alegre.

CRISTÓVÃO BORGES

Eu me interesso muito, claro, pelo Barcelona, mas me encanta o estilo do Klopp, desde o Borussia e agora no Liverpool, com intensidade e pressão do campo todo. Gosto do atual Borussia do Thomas Tuchel, gosto sempre do Guardiola, de como Ancelotti está dando sequência no Bayern... E aprendo com os nossos técnicos: Luxemburgo, Tite, Abel, Oswaldo, Autuori e Joel Santana, que vamos enfrentar.

ZÉ RICARDO

Muitas equipes me agradam, como Sevilla, Juventus e Liverpool. Gosto do Barcelona, pela qualidade do jogo, e das equipes alemãs como o Dortmund, apesar da classificação atual, pela velocidade e os contra-ataques precisos.

CAMPEONATO QUE MAIS GOSTA DE VER

JAIR VENTURA

Gosto de ver um pouco de cada. Gosto muito do Espanhol, pelos times que são seleções mundiais. Barcelona e Real dão show de decisão no terço final do campo. E tem o show de organização do Atlético de Madrid do Simeone.

ABEL BRAGA

Nesse ano que fiquei em casa, vi com frequência o futebol inglês, que antes não me entusiasmava. O jogo é intenso, imprevisível: não há jogo que comece e você tenha certeza do vencedor. E, se o individual é importante, o coletivo é muito trabalhado.

CRISTÓVÃO BORGES

Vejo muito mais o inglês, pelo nível, intensidade e organização tática. Vejo o espanhol, em especial Barcelona e Real, e o italiano, para observar o trabalho defensivo que ainda é o mais bem treinado do mundo.

ZÉ RICARDO

Gosto de ver Campeonato Inglês, Alemão, Espanhol e Italiano. Atualmente, também procuro jogos sul-americanos.

FORMATO DO ESTADUAL-2017

JAIR VENTURA

O Estadual já começou com o nosso jogo sendo antecipado, e tivemos só dez dias de treino. Jogamos na quarta e chegamos da pré-temporada na terça. É complicado fazer o time ser competitivo nesse curto tempo e sem ter lesões. Temos que nos adequar à realidade do nosso futebol, mas não temos que achar que está tudo certo e não tentar mudar.

ABEL BRAGA

A única coisa que a gente lamenta é não ter o Maracanã. Todos sentem. Mas é o campeonato mais charmoso e, se deu uma arrancada, a Federação está pensando no melhor.

CRISTÓVÃO BORGES

Não temos uma organização eficiente e rentável de calendário para que se jogue no melhor nível. Ter mais jogos decisivos pode ser um caminho para o Estadual ainda ter lugar.

ZÉ RICARDO

Sinceramente, não tenho muito o que comentar. Sempre é possível melhorar e tornar a competição mais atraente. Agora, jogos decisivos, mata-mata, são atrações para a torcida.

ESTADUAL É PRIORIDADE?

JAIR VENTURA

Não que a gente não vá dar importância ao Estadual, mas temos a pré-Libertadores, que é prioridade. Perdemos um jogo com o time principal, correndo risco de lesão. Vai depender muito. Se passarmos de fase, dificilmente vamos correr risco com alguns atletas no Estadual, pela questão física. Em algum momento, vamos ter que priorizar. Isso vai ser feito em cima da análise física dos jogadores.

ABEL BRAGA

Não temos prioridade. Temos que jogar sempre para vencer, estar no topo. A cada jogo vamos entendendo o que cada jogador pode passar. São cinco competições, é surreal, mas sabíamos que seria assim. E é igual para todos. A Sul-Americana pode ser até pior do que a Libertadores na logística. Temos que seguir o setor de fisiologia, não tem jeito. Não gosto de trocar quatro, cinco, mas se tiver que fazer...

CRISTÓVÃO BORGES

Na nossa cultura, o Estadual como experimento é mentira. A cobrança é grande e a avaliação é toda pelo resultado. Espero que isso mude, que haja planejamento, metas e tempo para consolidar o trabalho. O preço pago por quem não vence é alto. Entramos para vencer, para ganhar tempo e, aí sim, desenvolver um trabalho.

ZÉ RICARDO

O Estadual será também nossa prioridade. E vai dar a noção do estágio do time e de possíveis ajustes. Os clássicos, por exemplo, exigem muita concentração, preparo físico e psicológico.

FAVORITO AO TÍTULO

JAIR VENTURA

Difícil falar isso agora. As equipes tiveram mudanças, perderam e contrataram jogadores, técnicos... Não vi as equipes jogando ainda. Lógico que, num primeiro momento, os quatro grandes têm uma chance maior.

ABEL BRAGA

Favorito é quem terminou o ano da melhor maneira, não mexeu em nada na estrutura, corretamente, e tem potencial de título no nível local e nacional, que é o Flamengo. Começa como favorito, mas vamos brigar até a morte. E tem o Botafogo, que também veio muito bem e se reforçou no time titular. Tem um coletivo forte, o que hoje tem muito peso.

CRISTÓVÃO BORGES

A princípio são os grandes, sempre. Mas vejo bons atrativos: Boavista com Joel fazendo boa equipe, Madureira, Volta Redonda, Resende... O Bangu está investindo. Será um campeonato bem disputado e com boas atrações.

ZÉ RICARDO

Não vejo nenhum favorito. Os clubes entram no campeonato em igualdade de condições.




Fonte: O Globo Online