José Henrique Coelho relembra participação de Alberto Moutinho na condução das eleições de 2008, vencidas por Dinamite

Quinta-feira, 05/01/2017 - 07:47
comentários

José Henrique Coelho

Ah, se todos (vascaínos) fossem iguais a você!

Que maravilha viver!

Minha Homenagem ao Grande Grande Benemérito Alberto Moutinho (1919-2017)

Na tarde desta quarta-feira 4.01.2017 fui me despedir de um Grande Grande Benemérito do nosso clube:

- Dr. Alberto Moutinho.

Quando eu o conheci em 2008 ele já tinha 90 anos e acabara de receber por decisão do Tribunal de Justiça do R.J. a incumbência de realizar uma nova eleição, pois a de 2006 fora anulada pelas fraudes cometidas pela então diretoria do clube presidido por Eurico Miranda e consentidas pelo presidente da Assembleia Geral José Pinto Cabral, pela mesma decisão afastado.

Como líder do movimento de oposição procurei-o para prestar apoio àquela empreitada e foi neste dia que o conheci.

Do alto de sua serenidade e simpatia me ouviu atentamente e simplesmente respondeu que faria uma eleição correta, conforme determinado pela justiça, para que a vontade dos verdadeiros sócios se encontrasse novamente com o clube.

Durante as ocasiões que o procurei durante a organização do processo eleitoral, fui aprendendo como o Vasco fazia parte da sua família, ou melhor, da sua vida. Ele recebeu da sua família o apoio para enfrentar aquela missão e reuniu a sua volta outros amigos vascaínos que lhe eram fiéis.

Nunca tinha conhecido um senhor que do alto dos seus 90 anos quando falava do Vasco parecia um garoto, mas sempre com a serenidade e simpatia de quem já havia vivido tanto.

Quando ele soube do ato de destruição e vandalismo contra a sede do Calabouço, praticado por aquela diretoria interina, onde seria realizado o novo processo eleitoral, não se atormentou, tomou as providências para que nada faltasse a realização do pleito.

E foi além! Solicitou ao T.R.E. (Tribunal Regional Eleitoral) que o pudesse ajudar na organização do pleito cedendo não só as urnas eletrônicas como também o pessoal para a sua operação.

Eu nunca imaginara que encontraria tanta coragem em um senhor com aquela idade.

As eleições transcorreram tensas para as partes, mas para ele correu dentro do que se comprometera: - corretas. Todos os questionamentos levados ao judiciário pela chapa da situação (a chapa do Eurico), então derrotada – Amadeu, Fernando Horta e Antônio Lopes Caetano viraram choro de perdedor.

Em 2014 o tempo me mostrou que aquilo a que eu chamara de coragem do Dr. Alberto Moutinho aos 90 anos era pouco para ele.

Diante de mais um processo eleitoral tumultuado agora por fraudes conduzidas de fora para dentro, com o consentimento do então presidente Roberto Dinamite e um ou mais vice-presidentes, no que foi chamado de Mensalão Vascaíno, os responsáveis pela eleição daquele ano, os também Grande Beneméritos, Olavo Monteiro de Carvalho e António Gomes da Costa renunciaram aos cargos que tinham e fugiram do compromisso para o qual tinham sido eleitos: - realizar as eleições de 2014. Mas não acabou assim! O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Abílio Borges, ainda mais novo, também renunciou!!!

Dr. Alberto e toda família, que orgulho tenho de ter vivido aquele momento do nosso clube e tê-lo visto aos 90 anos assumir as responsabilidades de um Grande Grande Benemérito Vascaíno, por isto talvez a todos os outros só os possa chamar de Grande Benemérito.

O senhor merece uma categoria de sócio especial:

Grande Grande Benemérito.

Foi uma honra tê-lo conhecido e por isso impossível não ficar triste com a sua partida.

Fonte: Facebook do ex-VP de marketing do Vasco e ex-presidente do MUV José Henrique Coelho