Hoje no Tigres, Felipe e Pedrinho tentam se espelhar na dupla Jorginho e Zinho

Quinta-feira, 05/01/2017 - 05:04
comentários

Loco Abreu chegou para abalar Bangu. A árvore que aparece no escudo do Boavista já ornamenta a novíssima prancheta de papai Joel Santana. Mas não são somente estas figuras, que se destacaram em épocas diferentes do Campeonato Carioca, que vão abrilhantar a edição de 2017 da competição. O Estadual, que começa no próximo dia 11 de janeiro com seis clubes pequenos lutando por duas vagas na Taça Guanabara, também terá uma série de caras conhecidas dos torcedores de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo desfilando pelos gramados.

Bicampeão brasileiro (1997 e 2000), campeão da Copa do Brasil (2011), da Libertadores (1998) e da Copa Mercosul (2000) pelo Vasco, o ex-lateral-esquerdo e meia Felipe fará a sua estreia como treinador. Aos 39 anos, Felipe reeditará a parceria que teve dentro do campo com o amigo Pedrinho comandando o Tigres. Também com 39 anos e ex-auxiliar de Deivid na curta passagem que o ex-centroavante teve pelo Cruzeiro em 2016, Pedrinho será auxiliar de Felipe. Ou, como o ex-lateral gosta de dizer, será tão treinador quanto ele, mais ou menos aos moldes da dupla Jorginho e Zinho, que comandou o Vasco na última temporada.

- São duas cabeças, dois treinadores. A gente vai tentar colocar em prática o que aprendeu no curso (de técnicos) e a nossa vivência - disse Felipe, ressaltando que a parceria com Pedrinho vem desde os 6 anos, da base do Vasco.

A dupla, aliás, terá muito trabalho. Na primeira fase do Carioca, o Tigres enfrentará Bonsucesso, Cabofriense, Campos, Nova Iguaçu e Portuguesa na briga pelas duas vagas na Taça Guanabara. A dupla está comandando o Tigres há um mês, mas o trabalho começou do zero, com direito até a 15 dias de peneira na procura por jogadores.

- Quando as pessoas ficaram sabendo que Pedrinho e Felipe iam treinar o Tigres, apareceram vários. Mas começamos do zero e tivemos pouco tempo. Essa seletiva será complicada. É como uma mini-Copa do Mundo. São cinco jogos em 15 dias. Mas estamos muito confiantes e vamos buscar a classificação - afirmou o ex-jogador, acrescentando que quer ver o Tigres jogando bem e de forma ofensiva. - Não pode fugir da característica que a gente teve como jogador. Vou tentar jogar de igual para igual, com posse de bola. Pode até perder, mas tem que ser jogando um futebol bonito, vistoso.

Outra novidade do Estadual é o Campos, time de uma cidade de muita tradição no futebol carioca, mas que não tinha representante na primeira divisão desde o rebaixamento do Americano em 2012. Conhecido pelo apelido de Roxinho, o time foi fundado em 1912, mas em 1988 teve o futebol desativado. A retomada só veio 26 anos depois, sob o comando do então gerente de futebol e agora treinador Rafael Soriano. Aos 31 anos, ele é o mais jovem treinador do Carioca e diz que os objetivos do clube são a classificação para a Taça Guanabara e a manutenção na elite. E garante que contará com a força dos torcedores dos outros times da cidade, Americano e Goytacaz:

- Foi assim desde a Série C. A cidade carecia de um representante na elite.

Para a disputa do Estadual, o Campos fez 14 contratações. Quem chama mais atenção é o meia Nélio, de 32 anos, tido como uma promessa do Flamengo e candidato a "novo Zico" em 2001. Ele já passou por clubes como Cruzeiro, Atlético-PR, Duque de Caxias, Audax e Olaria.

Nélio não é o único com um passado glorioso. A Cabofriense, por exemplo, contará com o zagueiro Leandro Euzébio, bicampeão brasileiro com o Fluminense em 2010 e 2012, e com o lateral-esquerdo Leandro, que defendeu Fluminense, Palmeiras e Atlético-MG e foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Cruzeiro em 2003.

O Bonsucesso contará com o veterano atacante Schwenck, ex-Botafogo, enquanto o Macaé acertou com o atacante Romarinho, filho de Romário. O Madureira apostou no técnico PC Gusmão e nos atacantes Souza, ex-Flamengo, e Soares, ex-Fluminense. Já o Resende tem como novidade o volante Rodrigo Souto, ex-Vasco.

Mas ninguém se reforçou mais do que o Boavista. Além de Joel Santana, o clube trouxe uma série de jogadores conhecidos, como o meia Fellype Gabriel, ex-Botafogo, Flamengo e Vasco, o goleiro Rafael, ex-Fluminense e Vasco, o zagueiro Gustavo Geladeira, ex-Flamengo, o meia Erick Flores, outro ex-Flamengo, o atacante Leandrão, ex-Botafogo e Vasco, os zagueiros Renato Silva e Antônio Carlos e o lateral Christianno, ex-Vasco, além do lateral Pedro Botelho, que passou pelo Atlético-MG, e do volante Zé Eduardo, ex-Parma e Cruzeiro.

O principal nome do elenco é o goleiro Felipe, ex-Flamengo e Corinthians. Bicampeão carioca (2011 e 2014) e da Copa do Brasil (2013) pelo rubro-negro, Felipe volta ao futebol carioca depois de passagens por Figueirense e Bragantino. No clube de Bacaxá, o goleiro voltará a trabalhar com Joel Santana, que foi seu treinador no Flamengo e o lançou em sua primeira partida no futebol profissional quando defendia o Vitória, em 2003.

- Fiquei feliz. Eu estava inativo há três meses - conta o goleiro, apostando que o Boavista pode surpreender. - A equipe está com um projeto ambicioso. Não estaremos a passeio.

Felipe conta com uma boa campanha no Boavista para voltar a defender uma equipe da Série A:

- O pensamento é esse.

Fonte: O Globo Online