Basquete: VP Fernando Lima diz que Vasco foi desaconselhado pelo Gepe a realizar clássico em arena olímpica

Terça-feira, 13/12/2016 - 23:27
comentários

O alto custo da operação da Rio Arena até assustou o Vasco, mas não teria sido determinante para desistência do clube em utilizar o local para o confronto com o Flamengo pelo NBB. Segundo Fernando Lima, Vice-presidente de Quadra e Salão do clube, a decisão teria sido tomada após um desencorajamento por parte do Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (GEPE). De acordo com o dirigente, o Major Silvio Luis, responsável pela vistoria no local, teria feito ponderações sobre a segurança das torcidas.

- Levamos o Major Silvio (para fazer uma vistoria na Arena) e ele disse que, do jeito que era não seria possível fazer jogo com torcida dupla. Mas explicou sobre umas barreiras que teríamos que pôr e que, assim, talvez pudesse acontecer o jogo. (...) Independentemente do custo alto eu estava com vontade de viabilizar. Mas o Gepe não aconselhou por causa das barreiras. As barreiras físicas têm que pregar no chão, mas lá tem essa dificuldade, e isso poderia se transformar numa arma. Parece que no Rio infelizmente não há nenhum lugar para fazer jogo com torcida dupla – disse Fernando Lima.

O Major Silvio, citado pelo dirigente vascaíno, negou que tenha vetado o uso da Rio Arena e apenas confirmou que fez as recomendações sobre a necessidade de adaptações de segurança como instalações das grades. Ele admitiu ter conversado por cerca de uma hora com Fernando Lima, mas afirmou que o único parecer válido é aquele que foi apresentado oficialmente em seu relatório ao Grupamento.

- As Arenas do Rio não foram criadas para ter duas torcidas rivais, não têm separação nem na área de circulação nem na arquibancada. Informei que, para poder ter duas torcidas, era necessário ter barreiras físicas para que o torcedor visitante fique em segurança. Isto está no Estatuto do torcedor. Não fiz uma recomendação contrária, só verifiquei que não havia separação. A gente conversou por muito tempo, uma conversa informal, mas em termos de recomendação por escrito, de forma técnica, foi o que falei. As Arenas no Rio não foram criadas para jogos com torcidas rivais, foram criadas para as torcidas sentarem nos locais marcados. Mas conversamos informalmente sobre as possibilidades – disse.

Diante da desistência do Vasco em realizar o jogo na Rio Arena, a Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiu adiar o confronto, inicialmente marcado para o dia 18 de dezembro. A expectativa é que o duelo seja remarcado para o dia 28 de janeiro, antes do fim do primeiro turno do NBB.

Além da Rio Arena, o Vasco tentou outros dois locais para a realização do jogo. Primeiro, tentou marcar a partida para o Maracanãzinho. No entanto, Casa Civil e Odebrecht (que foram procuradas) não assumiram responsabilidade pelo ginásio, e o clube precisaria arcar com todas as despesas referentes à colocação de piso, instalação de placares e tabelas – o que inviabilizaria a operação.

Depois de desistir da Rio Arena, o Vasco pensou no ginásio do Tijuca como uma terceira alternativa, com o jogo aberto para apenas para uma torcida. O local, no entanto, não estava disponível devido à realização de outro evento na data.

Encontrar uma arena para a realização do clássico não foi fácil no último Campeonato Estadual, que acabou de forma polêmica. Foram dois jogos no Tijuca Tênis Clube, onde o Gepe só autoriza partidas com torcida única. Em um deles, vencido pelos vascaínos, houve briga entre membros de torcedores do Flamengo, intervenção da Polícia Militar e suspensão do confronto em quadra por 15 minutos. No outro, nenhum incidente foi registrado, e o Rubro-Negro saiu vitorioso.

Pela série melhor de três da decisão, um jogo foi realizado com portões fechados na Gávea. Outro, também sem torcida, em São Januário. E o terceiro não aconteceu. O presidente do Vasco, Eurico Miranda, decidiu que sua equipe não jogaria no ginásio do Tijuca Tênis Clube, local indicado pelo Flamengo, ao alegar falta de segurança. A partida teria apenas torcedores do Flamengo no ginásio. Portanto, os comandados de José Neto saíram campeões estaduais por W.O.



Fonte: GloboEsporte.com