Basquete Base: Técnico do Colégio Vasco da Gama quer time participando da Liga de Desenvolvimento do NBB

Quarta-feira, 16/11/2016 - 13:21
comentários

O Vasco da Gama é, literalmente, uma das escolas do basquete brasileiro. O Colégio, que fica dentro de São Januário, venceu as seletivas estaduais e está disputando nesta semana os Jogos Escolares, competição que reúne quase quatro mil atletas de 15 a 17 anos em João Pessoa (PB). A estreia, na terça-feira, foi promissora: vitória por 49 a 33 sobre o Colégio Batista, do Ceará. O técnico do time, Luis Brasília, explica um pouco do projeto:

- São 378 atletas na escola, todos atletas do Vasco, fazem cinco refeições por dia, moram no Vasco. Nossos jogadores que estão aqui (em João Pessoa) são muito unidos. Representam o Vasco e, como estudam no colégio Vasco, representam a escola aqui nos Jogos. Não sei se tem outro clube com colégio dentro do estádio, é uma estrutura única, ninguém tem – disse, orgulhoso, o técnico

João Pessoa fica a quase três mil quilômetros do Rio de Janeiro, mas a torcida do Vasco esteve presente no ginásio na capital paraibana. Eram fãs vascaínos que moram em João Pessoa e fizeram um baita barulho. No fim, os jogadores foram até o local dos torcedores e cantaram o famoso grito “Casaca”. Um dos destaques da equipe, Danilo, que anotou dez pontos no jogo da estreia, conta como foi a relação com a torcida:

- É muito gratificante ter a torcida, ela é fantástica. É uma das melhores do Brasil, acompanham sempre, principalmente quando a gente joga contra o Flamengo nos campeonatos estaduais. Nossa escola é uma escola dentro de São Januário, estudamos e treinamos lá. Tenho o sonho de jogar no Vasco no NBB, mas não posso esquecer dos estudos – disse o jogador, que é de Belém do Pará, e passou a morar no Rio de Janeiro neste ano.

No adulto, o cruz-maltino disputa, nesta temporada, a primeira divisão do NBB pela primeira vez na história. No Campeonato Estadual, a equipe está na decisão e enfrenta, no mês que vem, o Flamengo, no duelo que define a competição. Para o técnico Luis, a escola pode trazer novos valores para o time adulto:

- O time adulto foi montado muito rápido, para Liga Ouro e NBB, não deu tempo de fazer a renovação. A ideia é esse time participar da Liga de Desenvolvimento, para colocar essa molecada para rodar, e depois encaixar em alguma equipe do NBB, inclusive o Vasco, claro – disse.

Nesta quarta-feira, a escola Vasco da Gama enfrenta o Colégio Salesiano, de Pernambuco, pela segunda rodada da primeira divisão dos Jogos. No regulamento, os oito colégios são divididos em dois grupos de quatro, em que os dois primeiros avançam à semifinal. A decisão é neste sábado.

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem quase quatro mil alunos estudantes de 15 a 17 anos. Nos primeiros dias, até segunda-feira, são realizadas as modalidades individuais (atletismo, judô, natação, ciclismo, luta, tênis de mesa, ginástica rítmica, vôlei de praia e xadrez), enquanto a partir de terça, serão disputadas as provas coletivas (futsal, handebol, basquete e vôlei).

O evento também conta com os embaixadores, atletas consagrados em cada uma das modalidades. O principal nome é Rafaela Silva, campeã olímpica de judô, que diz estar vivendo o clima dos Jogos do Rio em João Pessoa. Fabiana Murer (atletismo), Janeth Arcain (Basquete), Gideoni Monteiro (ciclismo), Lenísio (futsal), Natálio Gaudio (ginástica rítmica), Dara (handebol), Gilda Oliveira (luta olímpica), Mariany Mayumi Nonaka (tênis de mesa), Giba (vôlei) e Ricardo Santos (vôlei de praia) são os outros na lista.



Fonte: GloboEsporte.com