Fred e Robinho, do Atlético-MG, podem repetir dobradinha dos vascaínos Dinamite e Arturzinho em 1984

Domingo, 06/11/2016 - 22:34
comentários

O Atlético-MG não é o primeiro colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Mas o clube mineiro lidera a corrida pela artilharia. Aliás, dois atleticanos ocupam as primeiras colocações, algo que pode se repetir pela segunda vez na história da competição. Com Fred e Robinho, com 13 e 12 gols marcados, respectivamente, o Atlético pode repetir o feito do Vasco, na temporada 1984.

Naquele ano, o clube carioca terminou o Brasileirão como vice-campeão, superado pelo Fluminense, na final. Mas o time cruzmaltino fez dos dois principais goleadores daquela edição do Brasileirão. Jogador que mais fez gols na história da competição, Roberto Dinamite foi o artilheiro, com 16 gols, enquanto seu companheiro Arturzinho ficou com a segunda colocação, com 14 gols marcados.

E neste domingo, contra o Coritiba, o Atlético conta com os gols de seus artilheiros, para seguir firme na briga pelas primeiras colocações. Pelo fato de vir de uma sequência pesada de jogos, que inclui os jogos pela Copa do Brasil, o técnico Marcelo Oliveira pode não começar o jogo com Robinho. Algo que o treinador atleticano vai confirmar apenas momentos antes de a bola rolar.

"Vamos decidir ainda. Essa situação vinha acontecendo e favorecendo a mim na escalação por um não poder jogar uma competição. Vamos decidir quem vem começar, apenas observar quem está bem e quem está mais desgastado. É possível que a gente troque algumas peças, mas vamos com um time forte", explicou Marcelo Oliveira, que apesar de abrir chance de poupar algum titular, promete uma equipe bastante competitiva diante do Coritiba.

"Tenho na cabeça duas ou três formações. Vou conversar com os jogadores e tem a questão de quem vem jogando forte. Tem também a questão de importância do jogo".

Dos 13 gols marcados por Fred, dois foram ainda pelo Fluminense, já que ele disputou as primeiras rodadas do Brasileirão pelo clube carioca. O centroavante atleticano busca ser artilheiro do Brasileirão pela terceira vez. Já Robinho, só foi artilheiro duas vezes na carreira, na Copa América de 2007, pela seleção brasileira, e no Campeonato Mineiro desta temporada.

Caso Fred e Robinho sigam na ponta da artilharia, o Atlético voltará a ter o artilheiro do Campeonato Brasileiro após sete anos. O último foi o também atacante Diego Tardelli, com 19 gols, em 2009, quando dividiu o primeiro lugar com Adriano, do Flamengo. Além dele, o Atlético teve o goleador máximo do Brasileirão em outras cinco oportunidades, duas vezes com Dadá Maravilha (1971 e 1972), Reinaldo (1977), Renaldo (1996) e Guilherme (1999).

Fonte: UOL