BASQUETE: DE VIRADA, VASCO VENCE SOLAR CEARENSE E É CAMPEÃO DO QUADRANGULAR: 76 X 68

Segunda-feira, 26/09/2016 - 21:28
comentários

É CAMPEÃO! De volta à elite do basquete nacional após 13 anos, o Vasco da Gama provou mais uma vez na noite desta segunda-feira (26/09) que não será um mero figurante no NBB 9. Com uma grande atuação, o Gigante da Colina bateu o Basquete Cearense por 76 a 68, alcançou a segunda vitória em Fortaleza (CE) e levou de forma antecipada o título do Torneio Super Four.

A conquista ocorreu com antecedência devido ao triunfo do Flamengo sobre o Vitória na partida preliminar. Como o regulamento do torneio coloca o confronto direto como principal critério de desempate, o Rubro-Negro não pode mais ultrapassar o Almirante, pois foi superado pelo mesmo na rodada inicial. O mesmo vale para o Basquete Cearense, derrotado nesta noite. O Vitória, com duas derrotas, não pode mais alcançar o Vasco em pontos.

- A equipe demonstrou personalidade na partida de hoje. Quando optamos por montar um time experiente, imaginávamos um comportamento dessa forma. Jogamos muito mal no primeiro tempo, mas conseguimos ter a experiência necessária para ir buscar o jogo no segundo tempo. Foi uma vitória nos minutos finais com uma certa tranquilidade. Estou muito feliz, pois o basquete do Vasco merecia voltar em grande estilo após tantos anos de inatividade. Retornamos como campeões do Torneio Super Four. Isso mostra que o trabalho que vem sendo feito está sendo correto. É lógico que não nos iludimos, temos o Carioca e um NBB pela frente, são torneios complicados. Apesar disso, como disse, estou muito feliz, principalmente pelos jogadores terem entendido o que é vestir a camisa do Vasco e o que representa esse clube para o basquete brasileiro - afirmou Fernando Lima, vice-presidente do Departamento de Quadra e Salão.

O JOGO

Atuando em seus domínios, o Basquete Cearense tomou a iniciativa e abriu uma boa diferença no começo do primeiro quarto. Os donos da casa chegaram a estar vencendo pelo placar de 6 a 0, quando o Gigante da Colina iniciou sua reação e deixou o duelo mais equilibrado. David Jackson, com cinco pontos, foi o grande nome vascaínos nos primeiros 10 minutos. O placar ao término do período inicial, porém, apontou 16 a 15 para o Solar.

No segundo quarto, o desempenho cruzmaltino não foi dos melhores e o Basquete Cearense conseguiu criar uma boa gordura para traçar uma estratégia e trabalhar com tranquilidade no intervalo. Destaque na fase de classificação no último NBB, o time comandado por Alberto Bial vencia por 39 a 33 quando a arbitragem decretou o término do primeiro tempo e o início do período de descanso.

O treinador Christiano Pereira aproveitou a parada para dar uma injeção de ânimo no time, que retornou disposto a justificar a alcunha cruzmaltina de "Time da Virada". Comandado pelo ala-armador David Jackson e pelo pivô Murilo, o Vasco levou a melhor no terceiro quarto, diminuiu a diferença e teve tranquilidade para passar à frente no marcado no momento que mais importava. No fim, triunfo por 76 a 68 e festa vascaína. O campeão está de volta!

GALERIA



ESTATÍSTICAS




Fonte: Site oficial do Vasco (texto, fotos), Twitter oficial do Vasco (fotos), LNB (estatísticas)