Livia Prates elogia desempenho dos atletas vascaínos nas Paralimpíadas

Quarta-feira, 21/09/2016 - 02:23
comentários

A participação do Vasco nos Jogos Paralímpicos foi um sucesso. Com onze atletas, divididos em duas modalidades, o Gigante da Colina marcou forte presença na competição internacional, que encantou os brasileiros e turistas que estiveram na cidade durante a competição. Medalhas foram conquistadas e recordes quebrados pelos vascaínos.

No Futebol de 7 PC, Igor Romero, Fernandes Vieira, Jean Diniz, Diego Delgado, Hudson Hyure, Felipe Rafael e Jônatas Santos formaram a base da Seleção Brasileira, que conquistou a medalha de bronze na competição, em uma vitória marcante sobre a Holanda por 3 a 1. O Brasil não ganhava uma medalha no esporte há 12 anos.

Na natação, Susana Schnarndorf foi prata no revezamento 4x50m livre misto. Caio Oliveira ficou em quarto lugar nos 400m livre classe S8, batendo o recorde das Américas. Camille Rodrigues conquistou a sétima colocação no revezamento 4x100m livre, e Roberto Alcalde terminou na quinta colocação nos 100m peito classe SB5.

Desde 2004 trabalhando no clube, Livia Prates assumiu a coordenação dos esportes paralímpicos no clube em 2010. A vascaína foi uma das atrações no canal por assinatura Sportv, comentando provas da natação durante todos os dias. Em conversa exclusiva com o Site Oficial, Livia avalia a participação dos atletas do clube nos Jogos do Rio 2016.

– Correu tudo conforme do previsto. Algumas medalhas vieram, o Caio bateu o recorde americano. Em relação à resposta dos treinamentos, foi tudo perfeito. Poderíamos ter conquistado algumas medalhas a mais, mas estamos de certa forma satisfeitos com os resultados apresentados pelos nossos atletas na competição – afirmou.

O Gigante da Colina é o único grande clube brasileiro a investir nas categorias de base do esporte paralímpico. Visando as próximas competições internacionais, o paradesporto vascaíno já vem se preparando para manter a média de dez atletas convocados pela Seleção Brasileira. Após o término do clico olímpico, o próximo objetivo é levar a equipe cruzmaltina para o Parapan-Americano de Jovens, em 2017.

– Agora vamos focar no Parapan, onde quero levar nossos atletas de base, com o objetivo de começar um trabalho onde os frutos serão colhidos daqui a quatro anos. Ainda sentaremos para conversar com a comissão técnica sobre os Jogos de Tóquio, em 2020. Contamos com uma área de gerenciamento de projetos muita bem desenvolvida, onde já estão sendo estudados recursos para a competição. Estamos trabalhando para manter a média de vascaínos na seleção e aumentar nossas medalhas. Hoje temos uma comissão enxuta, portanto não podemos expandir muito, preferimos excelência à quantidade – destacou a coordenadora.

Além da formação de atletas, o Vasco da Gama se responsabiliza pela inclusão social dos mesmos. Um dos principais objetivos do Gigante da Colina é colocar o portador de deficiência no mercado de trabalho, para isso ele conta com a parceria de empresas, que acolhem os jovens e incentivam a prática do esporte.

– Pegamos pessoas deficientes e inserimos na sociedade através do esporte, com isso temos o retorno que o clube espera. Quando o atleta ainda está na fase escolar, fazemos com que a família fique responsável pelos estudos e ajudamos com cursos técnicos. Assim que eles formam, as nossas empresas parceiras abrem vagas para o programa jovem aprendiz, e assim ele já ingressa no mercado. O Gigante é o pioneiro nessa área – completou Livia.



Fonte: Site oficial do Vasco