Jorginho retoma esquema antigo e corrige time em empate com Goiás

Quarta-feira, 14/09/2016 - 10:24
comentário(s)

Quando o torcedor do Vasco viu que Marcelo Mattos entraria no intervalo no lugar de Ederson, houve desconfiança. Mas a alteração de Jorginho foi decisiva para que o time equilibrasse o jogo contra o Goiás, no empate em 1 a 1 no Serra Dourada. A mudança fez o Cruz-Maltino retomar o esquema tático com o meio-campo em losango e, após primeiro tempo muito ruim, ganhar força num duelo complicado. A vitória escapou nos minutos finais, mas é de se pensar o que o treinador pode fazer nas próximas partidas.

Jorginho começou o jogo no 4-3-3, com Yago Pikachu e Júnior Dutra abertos, enquanto Ederson ficou centralizado no ataque. A proposta já não tinha inspirado confiança na suada vitória sobre o Oeste. Também não funcionou no primeiro tempo contra o Goiás. O Vasco pouco ameaçou e deu muitos espaços na defesa, sem força no meio-campo e vulnerável pelos lados.

Andrezinho foi o maior exemplo disso. Com mais atribuições defensivas no primeiro tempo, ele pouco lembrou o motorzinho que guiou o Vasco em boa parte da temporada. Com a entrada de Marcelo Mattos no intervalo, ganhou liberdade e passou a ditar o ritmo cruz-maltino.

- A equipe jogou muito bem no segundo tempo. Não teve bom primeiro tempo, acho que a gente não conseguiu esse encaixe na marcação. Conseguimos essa consistência no segundo tempo. O Vasco precisa jogar bem, ser protagonista - disse Jorginho, após o jogo.

O retorno ao 4-4-2 só não fez Nenê aparecer como era esperado. O meia esteve discreto durante a partida, apesar de toques de categoria esporádicos. Mas foi decisivo, como todo craque tem que ser, ao cobrar a falta que resultou no gol de Mattos.

ovas alternativas

Por outro lado, dois nomes apareceram: Douglas voltou a fazer grande partida e parece a solução para o lado direito do meio-campo; Pikachu, fazendo as vezes de Jorge Henrique, manteve a aplicação tática do titular e deu mais força ofensiva. O ataque segue indefinido: Ederson não convenceu, e Júnior Dutra melhorou na etapa final centralizado. Esta é uma dúvida que persegue a montagem do time cruz-maltino desde o início do ano e não foi sanada com os novos reforços.

O gol de empate sofrido no fim diminuiu o ânimo que uma vitória traria ao Vasco, mas a atuação do segundo tempo dá sopro de vida ao trabalho de Jorginho. Se contra o Oeste o que se viu foi um time sem padrão, diante do Goiás, ao retomar o esquema dos tempos áureos, mas com peças novas, o técnico recuperou um pouco da consistência do início do ano, algo em falta recentemente.



Fonte: GloboEsporte.com