Curso de Análise de Desempenho da CBF incluiu parte prática em Vasco x Oeste

Segunda-feira, 12/09/2016 - 22:42
comentário(s)

Cada vez mais importante no futebol atual, a análise de desempenho foi objeto de curso realizado na sede da CBF nos últimos quatro dias. O curso Análise de Desempenho no Futebol Profissional foi organizado pela CBF Academy e reuniu alunos de todas as regiões do país. Coordenador do curso, Maurício Marques, comentou sobre a importância da discussão sobre análise de desempenho no futebol brasileiro:

– A atividade profissional de análise de desempenho está crescendo. Hoje em dia, os grandes clubes europeus têm cerca de 10 a 15 analistas de desempenho só no futebol profissional. É uma atividade que tende a crescer muito no futebol brasileiro. Tanto na base quanto no futebol profissional. Por exemplo, na questão do controle dos treinamentos, da formação de plantel, da análise de mercado, e a análise do adversário e da própria equipe. Esse curso traz uma visão mais multifacetada da análise de desempenho – explicou.

O curso incluiu uma atividade prática no sábado (10), durante a partida entre Vasco da Gama e Oeste, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. Como parte da disciplina Análise de Desempenho na Competição, os alunos foram levados para o estádio de São Januário. Um dos principais palestrantes do curso foi Bebeto Sauthier, que ministrou as aulas sobre Análise de Desempenho na Competição e Controle e Monitoramento do Treinamento Individual e Coletivo.

Depois de trabalhar no projeto olímpico da Seleção Brasileira, e com passagem por clubes como o Flamengo, o Bebeto apresentou experiências da profissão:

– O curso é de extrema qualidade. A organização da CBF está de parabéns, não só pelo conteúdo, mas pela forma como tudo foi feito. É uma grande satisfação estar aqui, poder falar um pouco da minha carreira, além do ouro olímpico. A análise de desempenho está em ascendência. Vários clubes estão se estruturando, investindo nesse setor. Não apenas clubes de Série A, como de outras divisões, que enviaram representantes para o curso. Isto comprova a importância da análise estar junto à comissão técnica – afirmou.

Um dos alunos do curso foi o ex-jogador César Sampaio. Campeão da Libertadores em 1999 e meia da Seleção Brasileira em 1998, o agora presidente do Comercial Futebol Clube Tietê destacou a importância do curso para o trabalho pelo Alvinegro. César prometeu dar ainda mais atenção ao setor e tentar passar as novidades recebidas ao longo do curso para o profissional responsável por isso no Comercial:

– A análise de desempenho é um departamento estratégico, onde você consegue embasar a sua tomada de decisão, tanto na parte esportiva quanto na administrativa. Você pode otimizar os processos, principalmente para um clube formador como o meu, e observar as tendências. É um mercado que pode calibrar essas questões. Vamos tentar ajustar, dentro da nossa realidade, todo esse conhecimento do que tem sido feito pelas equipes de ponta, em alto nível – disse.




Fonte: CBF