Vasco não perde para o Bahia em Salvador desde 2009

Sábado, 03/09/2016 - 15:09
comentário(s)

Quando a bola rolar neste sábado (03/09), às 16h30, duas das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro medirão forças na Arena Fonte Nova. De um lado o Vasco, tricampeão sul-americano e tetracampeão brasileiro, do outro o Bahia, bicampeão nacional. Postulantes ao acesso para a Série A, o Gigante da Colina e o Esquadrão Baiano vivem momentos distintos na tabela de classificação, mas entram em campo com o mesmo objetivo: conquistar a vitória.

Enquanto o Bahia necessita dos três pontos para se aproximar do G4, o Cruzmaltino vai em busca do triunfo para ampliar sua vantagem para o Atlético Goianiense, atual vice-líder do Campeonato Brasileiro da Série B. Vitorioso no jogo de ida, disputado no mês de maio no Estádio de São Januário, o Vasco da Gama fará de tudo para manter de pé seu excelente retrospecto na capital baiana contra o Tricolor de Aço.

Atual bicampeão estadual, o Almirante duelou com o Bahia 34 vezes em Salvador. O primeiro confronto ocorreu em 21 de abril de 1936, no antigo Estádio Arthur Morais, conhecido popularmente como "Campo da Graça". Na ocasião, o Vasco levou a melhor e venceu o amistoso pelo placar de 4 a 1. Essa não foi a única vez que o Tricolor perdeu em seus domínios. O Gigante da Colina conquistou resultados positivos outras 13 vezes.

Duas dessas vitórias foram obtidas recentemente, nas temporadas de 2011 e 2012, quando o Vasco lutava pelo título do Campeonato Brasileiro. As partidas foram disputadas, na oportunidade, no Estádio de Pituaçu. Outro duelo marcante ocorreu em 1959, pela semifinal da Taça Brasil. Campeão nacional naquele ano, o Bahia foi superior na melhor de três, mas sofreu uma derrota para o Cruzmaltino em Salvador.

Considerando apenas os jogos na Fonte Nova, palco do próximo confronto, o retrospecto é favorável ao time da casa, que saiu de campo vitorioso em 10 das 23 partidas. O Gigante, por sua vez, também acumula resultados importantes no maior palco do futebol baiano. Em 1987, pelo Brasileiro, o Almirante derrotou o Bahia por 3 a 0, com três de Romário. Treze anos depois, em 2000, o duelo terminou empatado em 3 a 3, mas o resultado deu tranquilidade para o Cruzmaltino vencer em São Januário e avançar às quartas do torneio nacional, do qual se sagrou campeão.

A última aparição cruzmaltina em Salvador foi na temporada de 2013. Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, Vasco e Bahia empataram em 0 a 0 na já remodelada Arena Fonte Nova. O resultado fez o time da Colina ampliar sua invencibilidade sobre o Tricolor em Salvador. O Bacalhau não perde para o rival deste sábado em solo baiano desde 2009. De la para cá, três jogos e dois triunfos do clube de São Januário.



Fonte: Site oficial do Vasco