Jorginho: 'É um trabalho que vem sendo realizado com muita seriedade desde o ano passado'

Quarta-feira, 17/08/2016 - 16:36
comentário(s)

Na corrida por bons resultados, os clubes brasileiros dificilmente conseguem manter seus treinadores por muito tempo. Bicampeão Carioca, o Vasco da Gama tem sido uma exceção. O Gigante da Colina é uma das equipes campeãs nacionais que não trocou de comando técnico nos últimos 12 meses. Apenas o Grêmio, com Roger Machado, e o Santos, com Dorival Júnior, possuem técnicos com mais tempo de trabalho que Jorginho. Tetracampeão mundial, o comandante completa nesta quarta-feira (17/08), dia do seu 52º aniversário, um ano à frente do Almirante.

Ao longo desse período, o Cruzmaltino disputou 66 partidas e obteve 37 vitórias, 19 empates e apenas 10 derrotas. O retrospecto fez a equipe de São Januário conquistar a Taça Guanabara e alcançar o Bicampeonato Carioca, além de ter o melhor rendimento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B. Ao fazer o balanço de sua passagem pelo time vascaíno, o aniversariante Jorginho lembra o início complicado, destaca a qualidade do elenco e frisa a importância da torcida para o sucesso do trabalho desenvolvido por sua comissão técnica.

- É um trabalho que vem sendo realizado com muita seriedade desde o ano passado. Quando cheguei, no dia 17 de agosto do ano passado, o Vasco não atravessava um bom momento, mas conseguimos virar o jogo junto com a diretoria e os jogadores, os verdadeiros protagonistas. Eles entenderam a metodologia de trabalho, confiaram nela, recuperaram a credibilidade e a confiança em si próprios. Em alguns momentos, o que é normal, preciso ser duro, mas eles entendem isso. Não existe ciúme dentro do grupo, até porque todos sabem a sua importância. A humildade e a simplicidade é algo marcante dentro do Vasco. Costumo dizer que juntos, unidos, somos muito mais fortes. Então, estou muito feliz com minha passagem e sou muito grato a Deus por estar vivendo esse momento maravilhoso. Não poderia deixar de dizer o quanto sou grato aos torcedores do Vasco. Eles entenderam a nossa necessidade, acreditaram no que estava sendo feito e foram fundamentais no ano passado. O verdadeiro torcedor é aquele que apoia o time em todos os momentos, não só na fase boa - disse o comandante Jorginho.

Outra peça fundamental na engrenagem vascaína é o auxiliar técnico Zinho. Braço direito de Jorginho, o ex-jogador sofreu um pouco de resistência no momento em que foi anunciado como membro da comissão técnica, em virtude de sua relação com o Flamengo. Esse detalhe, entretanto, não foi levado em conta pela diretoria do Gigante da Colina. A postura do presidente Eurico Miranda foi elogiada pelo também tetracampeão mundial. Em bate-papo com o Site Oficial, o profissional enaltece o bom ambiente existente em São Januário.

- Um dos grandes responsáveis por nosso sucesso é o presidente, sem dúvidas. Quando o Jorginho levou meu nome, em nenhum momento ele se mostrou contrário. Eu tinha um passado no Flamengo, um rival do Vasco, mas ele reconheceu o trabalho que eu fiz nos clubes que passei. Ele destacou o meu profissionalismo, a minha entrega. Eu vesti verdadeiramente a camisa de todas as equipes que passei. E aqui não foi diferente. Graças a Deus, com meu trabalho e dedicação, consegui quebrar essa restrição da torcida. O Vasco está fazendo muito por mim e busco responder com o máximo de dedicação possível. Estamos aqui há um ano, mas parece que é mais tempo. Temos uma afinidade muito grande com todos os funcionários do clube. Isso é muito legal e ajuda na conquista dos resultados. Ter um bom ambiente é fundamental para os objetivos serem atingidos. Você pode ter um grande time, uma estrutura boa, dar um bom treino e auxiliar corretamente, mas se não tiver um ambiente bom, nada vai dar certo - afirmou o auxiliar Zinho.

A data especial agitou o treinamento desta manhã no Complexo Esportivo de São Januário. Após a comissão técnica dar por encerrada a atividade tática realizada no campo principal, os jogadores, liderados por Nenê, deram um caloroso abraço no aniversariante Jorginho e o "presentearam" com ovadas. Quem também não escapou da homenagem foi o auxiliar técnico Zinho. Os dois, entretanto, usaram a experiência adquirida dentro das quatro linhas, superaram a marcação cerrada e também atingiram os comandados com ovadas.



Fonte: Site oficial do Vasco