Sem Nenê, saiba as opções de Jorginho contra o Santa Cruz

Quarta-feira, 20/07/2016 - 08:33
comentário(s)

Nenê completou 35 anos na terça-feira. É o segundo mais velho do elenco, depois do capitão Rodrigo. É também o jogador considerado mais importante no momento atual. Nesta quarta, o camisa 10 desfalca o time no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Santa Cruz, às 21h45 (de Brasília), em Recife, por causa de uma lesão na coxa. A perda é bastante sentida pelo Vasco, que não está acostumado a jogar sem o meia. Nesta temporada, Nenê ficou fora de apenas três partidas: no Campeonato Carioca, contra o Friburguense, e na Série B, diante do Atlético-GO (confronto em que a equipe perdeu a longa invencibilidade) e Luverdense. Em todos esses compromissos, ele cumpria suspensão.

Além de Nenê, Luan não joga porque já está à disposição da seleção brasileira olímpica. Para a vaga do zagueiro, Jomar já está definido como o substituto ao lado de Rodrigo. Rafael Marques não pode jogar porque já atuou pelo Coritiba nesta edição da Copa do Brasil. O restante do time, à exceção do meio-de-campo, não deve ter mistério. Defesa: Martín, Madson, Jomar, Rodrigo e Julio Cesar. Ataque: Jorge Henrique e Leandrão. Há, porém, a possibilidade de Yago Pikachu assumir a vaga de Madson na lateral direita. O jogador foi incisivo ofensivamente quando teve oportunidade.

No meio, dois jogadores estão garantidos: Marcelo Mattos, para fazer a proteção da zaga, e Andrezinho. Restam, então, duas vagas. Cinco jogadores brigam por elas. São eles: Diguinho, Julio dos Santos, William, Yago Pikachu e Evander. O paraguaio Julio já está acostumado com o esquema e com a titularidade no Vasco, apesar de ter estado no banco de reservas durante sequência de jogos na Série B. Diguinho tem a característica parecida com a de Mattos, de marcar. William chegou a agradar Jorginho em algumas oportunidades, mas depois foi para o banco novamente. Ele também faz essa função de segundo volante.

Contra o Atlético-GO, em Cariacica, quando Nenê não jogou, Yago Pikachu fazia a função do 10, com Andrezinho um pouco mais recuado. Como Madson se machucou, ele teve que ir para a lateral. Há também a opção mais jovem: Evander, de 18 anos. A torcida costuma pedir esse jogador, uma das promessas cruz-maltinas. O garoto foi titular apenas duas vezes na temporada, uma pela Copa do Brasil e outra pela Série B.

Sobre os jogadores de velocidade pelos lados: Eder Luis, que não vinha treinando regularmente em campo por causa de dores musculares, deve ficar no banco de reservas, como opção para o segundo tempo. Caio Monteiro se machucou no último sábado e não estará à disposição.

Para garantir a vaga nas oitavas de final, o Vasco precisa vencer ou empatar por dois gols ou mais. Empate por 0 a 0 é do Santa Cruz. Empate por 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis - quesito treinador por Jorginho na terça, já em Recife.

Fonte: GloboEsporte.com