Futebol Americano: Vasco estreia na Superliga Nacional contra o Cabritos-ES; veja tabela

Quarta-feira, 29/06/2016 - 23:32
comentário(s)

A Superliga Nacional de Futebol Americano, que em 2016 unifica os dois principais campeonatos da modalidade no país, teve sua tabela divulgada nesta terça-feira. O campeonato começa no dia 9 de julho e já na primeira rodada reúne uma série de jogos interessantes, reunindo rivalidades e tentativas de recorde do esporte no Brasil. A competição, inclusive, tem um baita atrativo: vai reunir potências do futebol tradicional jogando futebol americano e pela primeira vez vai dar ao campeão o título unificado do esporte.

Na Arena Pantanal, por exemplo, o Cuiabá Arsenal, que já tem o recorde de público do futebol americano em território nacional, vai tentar bater este recorde em partida contra o Corinthians Steamrollers, em duelo válido pela Conferência Oeste (o recorde atual é de pouco mais de 15 mil pessoas no estádio num único jogo de futebol americano).

Outro confronto que promete ser disputado é o clássico paranaense entre Coritiba Crocodiles e Paraná HP. Os dois fizeram a final do campeonato estadual deste ano e o Paraná conseguiu quebrar a hegemonia do rival. A revanche, portanto, vai ser na estreia da Superliga.

Já na Conferência Leste, dois dos favoritos ao título se encontram logo de cara. O Flamendo FA vai até o Espírito Santo enfrentar o Vila Velha Tritões. Enquanto que na Conferência Nordeste, acontece o Clássico dos Mares entre Recife Mariners e Recife Pirates.

Entre os outros favoritos ao título, está os atuais campeões do Brasil Bowl e do Torneio Touchdown, o João Pessoa Espectros e o Timbó Rex. O primeiro, da Paraíba, estreia fora de casa contra o promissor Ceará Caçadores. O segundo, de Santa Catarina, estreia contra o White Sharks Istepôs.

Com relação a outros clubes do futebol, duas das potências do futebol americano são o Vasco da Gama Patriotas (que estreia em casa contra o Cabritos) e o São Paulo Storm (que folga na primeira rodada).

Inicialmente, o campeonato teria 31 equipes participantes, mas no último dia 9, o Sergipe Redentores encaminhou à Liga Nordestina de Futebol Americano (Linefa) um pedido de desistência de participação da Superliga deste ano, o que foi aprovado na assembleia geral da entidade regional e encaminhado à CBFA.

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, o paraibano Guto Sousa destaca como grande atrativo da competição justamente a força dos clubes e um início de campeonato que já promete ser bastante disputado.

- A unificação da competição fortaleceu o futebol americano no Brasil. E já na estreia teremos bons confrontos, como o clássico paranaense, que promete ser eletrizante; e o duelo entre Vila Velha Tritões e Flamengo. Acredito também que vamos ter um grande equilíbrio no Nordeste. Além de paraibanos e pernambucanos virem mais uma vez forte, o Ceará Caçadores deve entrar forte na briga - avaliou.

Ao todo serão 90 jogos na temporada regular até se classificarem 16 times - os quatro melhores de cada conferência - para o mata-mata. A partir daí, os clubes se enfrentam em caráter eliminatório até a grande final.

Confira a tabela divulgada pela CBFA:




Fonte: GloboEsporte.com