Viagens do Vasco e marcação pesada explicam queda de ritmo de Nenê

Terça-feira, 28/06/2016 - 07:25
comentário(s)

O Vasco é líder com folga da Série B, mas há um sinal de alerta em São Januário. O craque do elenco, Nenê, esteve apagado nas últimas partidas. Por isso, o lema "sem risadinha", popularizado por ele nas redes sociais, simboliza o momento do jogador. Contra o Paraná, nesta terça-feira, em São Januário, às 20h30 (de Brasília), pela 13ª rodada da Série B, o meia terá a oportunidade de voltar a se destacar e evitar igualar sua maior "seca" com a camisa cruz-maltina, que é de sete jogos.

Nenê ainda é o artilheiro da Série B, com oito gols, mas não balança as redes desde o dia 31 de maio, no empate por 1 a 1 com o Oeste. Desde então, ainda contribuiu com duas assistências – contra Goiás e Náutico -, mas o brilho das atuações se reduziu.

Fuga da marcação

Dois fatores ajudam a explicar a queda de rendimento de Nenê. O primeiro foi detectado pelo técnico Jorginho: a marcação está mais forte. Diante de adversários cada vez mais exigentes e ligados na movimentação do rival, o meio-campista terá de se reinventar para enganar os próximos rivais e encontrar espaços em campo.

- Ele tem que estar bem atento em relação a isso (marcação forte). Se fizer um-dois rápido, pode ser importante. Mas em pouco tempo o Nenê vai ser protagonista – analisou o treinador após o jogo contra o CRB.

Maratona de jogos

Outra questão está relacionada à maratona de partidas do Vasco. Contra o Paraná, Nenê fará o 11º jogo em 38 dias – esteve suspenso contra o Atlético-GO. A média é de 3,4 dias por partida. Por mais que a condição física do craque seja elogiável, o corpo do veterano de quase 35 anos (faz aniversário em julho) sofre com o desgaste.

- O presidente esta fretando voos para nós em várias rodadas. Poderia ser pior na recuperação. Pelo menos estou conhecendo estádios novos (risos). Realmente alguns são mais complicados em termos de qualidade de gramado, essas coisas. Mas o que complica mesmo são os "bate e volta" - disse Nenê na semana passada.

Para cuidar do craque e mantê-lo saudável, o Caprres faz avaliação rotineira individual de Nenê, assim como dos outros jogadores. Desta forma, a comissão técnica consegue controlar o nível de esforço do jogador. O craque, aliás, tem costume de ir a São Januário nos dias após partidas, para seguir trabalho de prevenção.

- O trabalho não para! Bom domingo a todos! - escreveu o craque no Instagram em maio, após o jogo contra o Tupi, realizado no sábado anterior. Na postagem, ele aparece fazendo exercícios na academia.

Na segunda-feira, véspera do duelo com o Paraná, Nenê e os outros titulares contra o CRB não foram a campo. O camisa 10 postou foto na banheira de gelo, ao lado de Marcelo Mattos, durante trabalho de recuperação. Tudo para estar bem fisicamente para voltar a alegrar a torcida cruz-maltina.

Fonte: GloboEsporte.com