Confira, em 5 atos, a carreira de Mateus Vital, promessa do Vasco

Segunda-feira, 20/06/2016 - 10:40
comentário(s)

Mateus Pet tem somente 18 anos, mas já viveu experiências suficientes para aprender como as coisas são dinâmicas no futebol. Uma das principais promessas das categorias de base do Vasco, encantou Jorginho e, com somente 17 anos, foi alçado ao time profissional. A estreia que durou 30 minutos no ano passado bastou para que o treinador o escalasse como titular no início de 2016. A experiência, no entanto, não durou muito, e, já na terceira rodada, o garoto foi barrado, perdendo espaço até voltar para o time sub-20. No último domingo, ele se apresentou a Rogério Micale para semana de treinamentos com a seleção brasileira da categoria na Granja Comary, em Teresópolis. Recompensa para quem não abaixou a cabeça na adversidade. O GloboEsporte.com listou os altos e baixos da breve e promissora carreira da joia vascaína.

A descoberta

Talento precoce, Mateus Pet, ou Mateus Vital, como o Vasco prefere chamá-lo, não demorou muito para encantar Jorginho. Com somente 17 anos, se destacou pela equipe sub-20 e foi chamado para ser observado de perto nos treinamentos dos profissionais. Mesmo com somente 70kg distribuídos em 1,75m de altura, mostrou desenvoltura e personalidade, impressionando o treinador, que decretou:

- O Pet me impressiona pela dedicação, pela qualidade técnica, pela dedicação tática. Vai ficar no nosso plantel até o fim do ano e não desce mais para os juniores.

Acabou relacionado para seis partidas e participou dos 30 minutos finais do duelo com o Coritiba, no Couto Pereira, pela última rodada do Brasileirão, que decretou o rebaixamento do Vasco.

A surpresa

O ano de 2016 começou de forma surpreendente para o jovem Pet. Integrado definitivamente aos profissionais, foi a cara nova de Jorginho na equipe titular desde os treinamentos em Pinheiral, na pré-temporada. Escalado no lado direito do losango de meio-campo, ganhou muitos elogios. Na primeira entrevista coletiva, se mostrou maduro e tratou com naturalidade a oportunidade:

- Não houve conversa fora com o Jorginho. Ele só pedia para que eu me preparasse bastante. Fui me preparando. Não (me surpreendi com a titularidade). Sabia que ele podia me usar a qualquer momento, me preparei bastante.

Ao lado dos experientes Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê, que tem quase o dobro de sua idade, Mateus Pet começou a campanha do título invicto do Carioca como titular diante do Madureira.

A barração

O mundo dos sonhos, no entanto, não durou muito. Titular nas duas primeiras partidas do Estadual, contra Madureira e América, foi substituído no intervalo em ambas e perdeu espaço para o experiente Marcelo Mattos. A ideia de Jorginho de montar um meio-campo sem um volante de origem caiu por terra com a proximidade do clássico com o Flamengo e a opção foi por um setor mais consistente na marcação. O jovem, então com 17 anos, foi discreto nas vezes em que esteve em campo.

- No processo natural, há oscilação por ser jovem. É preciso segurar um pouco para não queimar etapas e a carga de cobrança ser muito grande. Outros jogadores cresceram de produção e é normal. Cada jogador busca seu espaço - explicou Zinho.

No total, foram somente 161 minutos em campo no Campeonato Estadual, intercalados com descidas para o time sub-20. Foi relacionado para 16 dos 32 jogos do Vasco no ano e utilizado em quatro.

O "rebaixamento"

Antes "integrado definitivamente ao profissional", de acordo com palavras do próprio Jorginho, Mateus Pet passou a ser presença rara nos treinamentos em São Januário. Desde a estreia na Série B, contra o Sampaio Corrêa, em São Luís, sequer é relacionado para as partidas e desceu para disputar a Taça Rio e o Brasileiro pelo time sub-20. Zinho disse que as idas e vindas são normais no processo de amadurecimento:

- Sentamos com todos os jovens e foi passado que a transição seria natural. Iam ficar conosco aqui, fazer um período forte de trabalho para entender o modelo de jogo, as alternativas, para se adaptarem ao ambiente do profissional para que o impacto não fosse tão forte. Quando não jogassem, iam disputar o sub-20 porque é importante o atleta estar jogando.

A volta por cima

De volta para base, Mateus Pet não se abalou com o "rebaixamento" e voltou a demonstrar o futebol que dele se espera. Com moral, assumiu a braçadeira de capitão e já marcou quatro gols na temporada. Com histórico de passagens pela Seleção, foi convocado pela primeira vez para sub-20, por Rogério Micale, e participará de período de treinamentos na Granja Comary ao lado dos também vascaínos Andrey e Evander. Se apresentou na Serra Fluminense no domingo e deu mais um passo num processo de lapidação que tem sido conduzido com cuidado e carinho em São Januário.




Fonte: GloboEsporte.com