Martín Silva participou de 27 dos 29 jogos de invencibilidade e desfalca o Vasco em pelo menos 7 partidas

Domingo, 22/05/2016 - 12:29
comentário(s)

Depois do artilheiro, o paredão. O Vasco vive uma fase de provações da série invicta de 29 partidas. Com dificuldade para repor a saída de Riascos - dois zagueiros marcaram nas partidas sem o colombiano -, a equipe terá que encarar uma longa ausência de Martín Silva, que se apresentará segunda-feira ao Uruguai para a disputa da Copa América. O substituto já está escolhido: Jordi. Mas os números evidenciam o tamanho da missão que o jovem terá pela frente.

Um dos jogadores mais queridos pelo torcedor no elenco atual, o goleiro uruguaio esteve em campo durante os 90 minutos em 27 das 29 partidas em que o Vasco não perdeu. A média de gols sofridos neste período é baixa, 0,4, e em 16 ocasiões Martín Silva foi para casa sem ser vazado. Agora, será ausência no Vasco por, no mínimo, sete partidas.

Caso o Uruguai seja eliminado na primeira fase, Martín não enfrentará Vila Nova, Bahia, Oeste, Goiás, Joinville, Atlético-GO e Náutico. Se a Celeste avançar até a semifinal, Jordi será mantido ainda diante de Paysandu, Londrina e CRB. Jorginho falou sobre a troca na meta vascaína e passou confiança para o substituto.

- O próprio Martín tem dado força para o Jordi. É um goleiro de muita estatura, agilidade, sai muito bem do gol e trabalhamos no que acreditamos que ainda pode melhorar. É extremamente corajoso, com personalidade forte e poder melhorar. O goleiro precisa de jogo.

O prejuízo do Vasco poderia ser ainda maior, uma vez que o Uruguai começou a preparação para a Copa América na última segunda-feira, em Montevidéu. Martín Silva, no entanto, conseguiu a liberação para estar em campo diante de CRB, pela Copa do Brasil, e Tupi, na Série B.

Desde o início da série invicta, Jordi substituiu Martín Silva em duas oportunidades e foi bem: nas vitórias por 1 a 0 sobre Botafogo e CRB. No total, o jovem, de 22 anos, tem 21 partidas como profissional do clube.

Sem seu goleiro titular, o Vasco volta a jogar na próxima terça-feira, diante do Vila Nova, no Mané Garrincha, em Brasília, às 21h30 (horário local), pela terceira rodada da Segundona. Com 100% de aproveitamento, o clube lidera a competição.

Vasco e Martín Silva:

29 jogos de invencibilidade
27 jogos com Martín Silva
16 jogos sem sofrer gols
12 gols sofridos
7 jogos de ausência, no mínimo



Fonte: GloboEsporte.com