Jordi supera goleada sofrida em 2015 e mostra que pode substituir Martín Silva à altura

Quarta-feira, 18/05/2016 - 08:09
comentário(s)

A Seleção Uruguaia já começou a se preparar visando a disputa da Copa América Centenário, nos EUA. Reserva de Muslera no gol celeste, Martín Silva pediu e conseguiu uma liberação para se apresentar somente na próxima semana. Com isso, o camisa 1 estará em campo quarta-feira (18) contra o CRB, pela Copa do Brasil, e contra o Tupi, sábado (21), pela Série B.

Apesar da boa notícia, o Vasco vai ficar, no mínimo, sete jogos sem um de seus principais nomes. A ausência pode chegar a dez partidas caso os uruguaios avancem até a decisão. Durante todo este período, Jordi vai defender a meta cruzmaltina. Mas será que o jovem de 22 anos está pronto para a responsabilidade?

Cria da base, Jordi estreou pelo time profissional em 2014. No entanto, foi apenas em 2015 que recebeu mais oportunidades. Naquele ano, disputou 15 jogos e sofreu 26 gols. Uma sequência de resultados tão ruim para o clube quanto para o atleta. Foram cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas. A pior delas, um 6 a 0 para o Internacional na 22ª rodada do Brasileirão.

Quando o árbitro Ricardo Marques Ribeiro encerrou aquele jogo, o arqueiro do Inter, Muriel, foi até Jordi lhe dar forças. Palavras de gentileza, é claro. Pois força mesmo, aquele jovem jogador mostrou minutos depois. Em um elenco recheado de nomes mais experientes, foi ele o único a falar com a imprensa na saída para o vestiário. Ele mesmo, o goleiro que havia sido vencido seis vezes. Uma grande demonstração de caráter.

Depois daquele fatídico jogo, Jordi entrou em campo outras sete vezes. E mostrou uma grande evolução. No total, levou cinco gols e foi derrotado apenas uma vez. Na temporada 2016 teve duas chances: um clássico contra o Botafogo e o jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, contra o CRB – ambos com vitória por 1 a 0.

Contra o rival carioca, Jordi teve pouco trabalho (muito por causa da falta de pontaria adversária), mas foi bem ao tapar o ângulo, saindo para o chamado “abafa”, em duas oportunidades. Já diante do CRB, a sua presença foi importantíssima para garantir a vitória. Foram inúmeras defesaças, que fizeram dele o herói daquele triunfo.

A evolução é clara. É uma das boas notícias para o Vasco, que precisará do reserva imediato de Martín Silva várias vezes ao longo da temporada – afinal de contas, além da Copa América Centenário, 2016 também conta com os jogos das Eliminatórias. É o cenário ideal para Jordi seguir mostrando aos torcedores que, futuramente, ele pode ser titular absoluto da meta cruzmaltina.



Fonte: Goal.com