Nenê surpreende comissão técnica por ter jogado 96% dos confrontos

Sexta-feira, 20/05/2016 - 09:14
comentário(s)

"Se depender de mim, jogo todos os jogos". A frase tornou-se característica de Nenê desde que chegou ao Vasco, em agosto do ano passado. Quando foi contratado, havia certo receio: um jogador de 34 anos, com a responsabilidade de ser o principal do time. Será que aguenta a maratona? Hoje, nove meses depois, a resposta é positiva. O camisa 10 mostra não só vontade em sua fala, mas nos números em campo. Dos 47 confrontos disputados pelo Cruz-Maltino desde a chegada do meia, ele jogou 45. Ou seja, 96% das partidas.

O que anima ainda mais a comissão técnica do Vasco é que ausência de Nenê em dois únicos compromissos não foi por causa de problemas físicos. No ano passado, o camisa 10 foi poupado do jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o São Paulo. Além da classificação ser improvável, já que a equipe paulista havia feito 3 a 0 no primeiro duelo, o Cruz-Maltino precisava se concentrar no drama vivido durante o Campeonato Brasileiro.

Em 2016, Nenê apenas ficou fora de um confronto do Carioca contra o Friburguense, ao cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Nem no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, contra o Remo, em que boa parte do time foi poupada, o camisa 10 teve descanso. E ele não queria.

Ser poupado, porém, é questão de tempo. Como a média de idade do time do Vasco é acima de 30 anos, a comissão técnica e o Caprres fazem trabalhos específicos com cada jogador, dependendo de sua resistência e idade. Nenê, que completa 35 anos em julho, é muito exigido dos jogos, e sua intensidade é alta. Em campo, recebe faltas duras constantemente. Mas nunca deixa o gramado lesionado.

- Graças a Deus está tudo bem, tudo certo. Espero que eu possa continuar jogando. Se chegar uma hora que tiver que poupar, vou ouvir com certeza a comissão, principalmente o Alex que está mais preocupado com isso, o Joelton também. Idade pode estar avançada, mas trabalhando da maneira correta isso não interfere em nada. Dá para jogar bastante jogos seguidos. Por enquanto, acho que não é o momento - disse o camisa 10, que marcou três gols na estreia do Vasco na Série B, contra o Sampaio Corrêa, no último sábado.

O gerente científico Alex Evangelista e o preparador físico Joelton Urtiga, citados por Nenê, são os grandes aliados dos jogadores na questão física, em um trabalho que vem fazendo efeito positivo no Vasco. Os "mãos de ferro" do elenco, que não querem abrir mão de jogar, segundo eles, são Nenê e Andrezinho.

- O meio de campo do Vasco é bastante dedicado. O Andrezinho volta na marcação, o Jorge Henrique jogou até de zagueiro. O Mattos se dedica ao máximo, corre para caramba. Mas Nenê e Andrezinho, pelo GPS, são os que vemos que têm mais essa quilometragem, que mais se destacam. Nenê deu um pique de 38km/h em 50 metros nesse último jogo (contra o CRB), já no fim - afirmou Joelton.

O histórico sem lesões de Nenê, segundo o próprio, e seu tipo físico o ajudam a manter a forma. O descanso e a boa alimentação são fatores essenciais. Nas redes sociais, o camisa 10 sempre se mostra bastante ativo, fazendo atividades como trilhas, altinha na praia e até aulas de surfe.

Sábado, contra o Tupi-MG, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, Nenê estará em campo novamente. O jogo acontece em São Januário, às 16h (de Brasília).

A regularidade de Nenê

Em 2015:
- Jogou 23 dos 24 jogos disputados

- Foi substituído em cinco jogos: em quatro deles, saiu no fim e perdeu apenas 16 minutos de partida

- Foi poupado do jogo contra o São Paulo, na volta das quartas de final da Copa do Brasil

Em 2016:
- Jogou 22 dos 23 jogos disputados

- Foi substituído em um jogo, a cinco minutos do fim da partida

- Cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo contra o Friburgense, no Campeonato Carioca

Fonte: GloboEsporte.com