Vasco tem mais títulos estaduais, mas Botafogo leva vantagem nas decisões

Domingo, 08/05/2016 - 05:28
comentário(s)

O Vasco ganhou pela primeira vez uma final do Botafogo no Campeonato Carioca do ano passado, vencendo os dois jogos com placar agregado de 3 a 1. A possibilidade de uma revanche ou a manutenção do caneco em São Januário será resolvida no próximo domingo, quando os times se enfrentam às 16h (de Brasília), no Maracanã pela segunda partida da final. Até aqui foram cinco decisões de Estadual entre as duas equipes e em quatro, os botafoguenses deram a volta olímpica.

Em 1948 o chamado “Expresso da Vitória”, considerado por muitos o melhor time da história do Vasco, sucumbiu diante do Botafogo em General Severiano: 3 a 1. Vinte anos depois, com um dos melhores times de sua centenária existência, o Glorioso atropelou os vascaínos com um 4 a 0. Roberto, Rogério, Jairzinho e Gerson marcaram os gols do time comandado por Zagallo.

Já em 1990 o regulamento confuso fez os dois times darem a volta olímpica após o Botafogo vencer o jogo decisivo por 1 a 0. Tudo porque os vascaínos acreditavam que deveria acontecer uma prorrogação, o que não era previsto. A Justiça confirmou o caneco para o Glorioso semanas depois.

A penúltima final estadual entre ambos aconteceu em 1997, quando aconteceram dois jogos. A exemplo desta final, o Vasco venceu o primeiro confronto por 1 a 0 e o zagueiro Gonçalves viu o atacante Edmundo rebolar diante dele nos minutos finais. Quando o segundo jogo acabou, o Botafogo, que ganhou por 1 a 0, gol de Dimba, e tinha a vantagem de dois resultados iguais, fez a festa com direito a muita provocação e os gritos de “Campeão não rebola, campeão joga bola”.

No ano passado os dois times surpreenderam ao chegar à decisão. Principalmente o Botafogo, que ainda amargava o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Rafael Silva fez o único gol do primeiro jogo e ainda abriu o placar na segunda partida, quando Gilberto deixou a sua marca nos 2 a 1. Diego Jardel descontou.

Neste domingo o Botafogo busca o 21º título estadual de sua história e, se conseguir, vai se aproximar do Vasco, que tem 23 canecos. O Flamengo é o maior vitorioso com 33 títulos, dois a mais que o Fluminense.

O último título estadual do Botafogo foi conquistado em 2013, quando o time liderado pelo holandês Seedorf ganhou os dois turnos e se sagrou campeão sem necessidade de final – o regulamento era diferente do atual.

Confira a lista de campeões do Campeonato Carioca:

Flamengo: 33
Fluminense: 31
Vasco: 23
Botafogo: 20
América: 7
Bangu: 2
São Cristovão: 1
Paysandu: 1

Fonte: Superesportes