Eurico, presidente da CBCf, Luis Fernandes e o remador Thiago Almeida falaram sobre assinatura de convênio

Quinta-feira, 05/05/2016 - 15:58
comentário(s)

Na manhã desta quinta-feira (05/05), na Sala de Beneméritos Carlos Alberto Martins Cavalheiro, o Vasco selou um acordo com a Confederação Brasileira de Clubes (CBCf), visando a formação de atletas olímpicos e paralímpicos. O Gigante da Colina receberá uma verba pública de 2.898.670,71, que será destinada ao remo e a natação paralímpica. Destacando a "vocação olímpica" do clube em seu discurso, o presidente Eurico Miranda ressalta a importância do convênio para a estruturação dos esportes olímpicos e paralímpicos no clube.

- O Vasco recebe com grande prazer o presidente da CBC. Mas, além de agradecer, eu fico na obrigação de fazer algumas considerações. Esse universo esportivo brasileiro tem pouca memória, e não conhece bem esta instituição. Este é um projeto que alavancará a formação dos atletas olímpicos e paralímpicos. Quero apenas registrar que no ano de 1999, o Vasco mandou para o Pan de Winnipeg um número superior a maioria das nações que participavam deste pan-americano, mostrando a vocação desta instituição que, sem nenhum tipo de subsidio ou ajuda governamental, já patrocinava a formação destes atletas - disse o dirigente, que afirmou também que o Vasco irá prestar contas de toda a verba recebida.

Com a aprovação do projeto "Retomar os anos de glória do Vasco da Gama, superando obstáculos", Jair Alfredo Pereira, presidente da Confederação Brasileira de Clubes (CBCf), destaca a importância de ter o clube como um dos beneficiados pelo Convênio.

- É uma honra estar aqui, como presidente da CBC, assinando esse convênio de formação de atletas olímpicos e paralímpicos. O Ministério dos Esportes é responsável pelo que está acontecendo hoje, com a liberação destes recursos para o CBC. Estávamos ansiosos por esse momento. Ganhamos a missão de repassar recursos da Lei Pelé e da Caixa para os clubes formadores. Quando o Vasco da Gama tem o direito de receber através da CBC esta quantia, o Vasco mostra ao Brasil que os clubes bem dirigidos podem sim receber recursos públicos. Então, podem ter certeza que a CBC está muito feliz de ter o Vasco como um clube disposto a participar da formação de atletas olímpicos - afirmou Jair.

Ressaltando a importância de se ter uma gestão equilibrada, o presidente do Conselho Deliberativo Luis Manuel Rebelo Fernandes afirma que foi uma grande conquista para o clube a assinatura do convênio com a CBCf.

- O Vasco estava excluído, não por ter sido discriminado, mas por falhas de gestão que impossibilitavam o clube a ter acesso a essa verba. Quando o presidente Eurico Miranda retornou ao Vasco, os primeiros pontos foram sanar os erros de gestão para que nos permitissem cumprir esses requisitos e conseguir as certidões negativas para ter acesso a esses recursos. Não foi fácil. Havia muito desequilíbrio nas finanças do clube. O esforço que para deixar tudo ordem foi gigante. Para mim é motivo de enorme alegria – destaca.

Atleta com passagem pela Seleção Brasileira e participação nos jogos Olímpicos de Pequim (2008), o remador Thiago Almeida fala sobre a importância do incentivo financeiro para os atletas de outras modalidades.

- É difícil mensurar a importância e a felicidade que nós atletas recebemos essa notícia. Agradeço muito a CBC, agradeço ao presidente Eurico Miranda pelos esforços para cumprir os requisitos para conseguir estes barcos. Não só para equipe atual, mas para os garotos que vem aí. Eu pude presenciar como Vasco se fortaleceu em 98 ao comprar uma frota nova - finaliza.



Fonte: Site oficial do Vasco