Procurador do TJD quer rever sentenças de Guerrero e Rodrigo

Quarta-feira, 13/04/2016 - 16:48
comentário(s)

Após expedir as sentenças em sessão na última terça-feira, no Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça Desportiva admitiu recolocar os jogadores Paolo Guerrero e Rodrigo na pauta de discussões da próxima semana.

O procurador-geral do TJD-RJ, André Valentim, confessou que vai recorrer ao Pleno para atribuir uma punição a Guerrero, absolvido em primeira instância, e enquadrar Rodrigo em uma pena ainda maior por conta da confusão protagonizada por ambos no clássico válido pelo Campeonato Carioca.

Após decisão na noite da última terça, Guerrero, acusado de desferir uma cotovelada em Rodrigo, foi absolvido da punição - que poderia variar entre quatro e 12 jogos - enquanto o zagueiro vascaíno pegou apenas uma partida de gancho pelo pisão no peruano, mas estava sujeito a até seis.

A Procuradoria do TJD-RJ parece ter revisto as imagens da confusão e repensado a sentença. Agora, é necessário aguardar pela publicação do acórdão, que oficializa a sentença expedida, para que seja possível recorrer nos autos. No momento, Guerrero está liberado para o jogo contra o Bangu e Rodrigo suspenso do clássico diante do Fluminense.

Enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que sugere a prática de agressão física durante o jogo e suspensão de um a 12 jogos, Guerrero teve seu ato diminuído para o artigo 250, que versa sobre ato hostil, com pena de um a três jogos.

Já Rodrigo teve seu caso abordado pelo artigo 258, que versa sobre qualquer conduta contrária à ética do desporto, mas não tipifica as ações não recomendadas, e não passou incólume aos olhos do tribunal.

Os dois atletas, porém, devem voltar a ficar na mira da Justiça ainda nos próximos dias, já que a punição precisa, por efeito de causa, ser cumprida no próprio Campeonato Carioca, que se aproxima de suas fases finais.



Fonte: ESPN.com.br