Basquete: Vasco enfrenta Sport em São Januário neste sábado às 11h pela Liga Ouro

Sexta-feira, 08/04/2016 - 20:47
comentário(s)

Com quatro derrotas e duas vitórias na Liga Ouro, o Vasco inicia o returno da competição com reforços e com quase todos os jogadores à disposição do técnico Christiano Pereira. A equipe, que disputou quase toda a competição com nove jogadores, poderá contar com o retorno de Bruninho e com os recém-contratados Márcio Dornelles e o argentino Damián Palacios. Neste sábado, os cariocas recebem o lanterna Sport, às 11h, no ginásio de São Januário. Na segunda-feira, às 19h30, as equipes se enfrentam novamente na casa vascaína.

No primeiro turno, Vasco e Sport se enfrentaram em Recife. Na ocasião, cada time venceu uma partida. Na derrota vascaína, o jogo estava equilibrado, ponto a ponto, até o último quarto, quando o Sport abriu 12 pontos e venceu por 79 a 67. No jogo, ficou à mostra como o cansaço afetou o rendimento dos cariocas, ainda mais contra o time mais jovem da competição, com menos de 25 anos de média de idade. Esse foi um dos fatores que prejudicaram o rendimento da equipe cruz-maltina durante a competição. Com apenas nove jogadores disponíveis para Christiano, o técnico não conseguiu rodar e descansar o time como gostaria.

- Nós acabamos pagando o preço por ter montado o time muito tarde. Nos apresentamos com seis jogadores, mais dois chegaram em janeiro. Os americanos chegaram após o Carnaval, quase na estreia. É complicado em um campeonato tão disputado pegar equipes difíceis que rodam o elenco o tempo todo, e nós não podemos - analisou o treinador.

Para o segundo turno, Christiano vai ter mais opções para os jogos. Apesar de não poder contar com Douglas, que se lesionou novamente na última semana, o técnico comemora que poderá pôr em quadra Bruninho, recuperado de lesão, e Márcio Dornelles (ex-Macaé), de 40 anos, e o argentino Damián Palacios (ex-San Isidro), de 30.

- Agora vamos para o segundo turno quase completo, o plantel tem mais opções. Podemos descansar um pouco o jogador e substituí-lo por outro do mesmo nível. Márcio vem do NBB jogando com o Macaé. Estava com média de 30 minutos de tempo de quadra e está em boas condições físicas. Ainda falta o entrosamento, mas é um jogador vitorioso e experiente. E Damián tem excelente chute de longa distância, arma e defende muito bem. Além disso, teve uma boa adaptação e foi muito bem recebido pela equipe - afirmou.

Em terceiro lugar na competição, o Vasco está na zona de classificação, com 8 pontos, atrás de Campo Mourão, 12, e Ginástico, 9. O Sport vem de duas derrotas em casa para o Ginástico e é o lanterna com 7 pontos. A equipe pernambucana só venceu um jogo na competição, justamente contra a equipe carioca. Para o treinador vascaíno, os dois confrontos contra o rubro-negro podem dar tranquilidade em São Januário.

- É o nosso adversário direto agora. Se ganharmos, eles chegam a sete derrotas e uma vitória. Nós ficamos com quatro vitórias e 12 pontos. Aí estaremos muito próximos da classificação, que é o nosso primeiro objetivo. Depois, poderemos buscar uma classificação melhor na tabela - encerrou o comandante.

Vasco, Sport, Ginástico e Campo Mourão disputam a Liga Ouro, que dá vaga ao campeão para a próxima edição do NBB. Na primeira fase, as equipes jogam dois jogos fora e dois em casa contra cada adversário. O primeiro colocado da fase de classificação se garante na final. O segundo e o terceiro disputam a vaga na decisão em uma série de melhor de cinco. O último colocado está eliminado.

Fonte: GloboEsporte.com