Campeões pelo Vasco e hoje no Botafogo, Ricardo Gomes e Antônio Lopes voltarão a São Januário neste domingo

Quarta-feira, 23/03/2016 - 10:46
comentário(s)

Pela segunda vez neste Campeonato Carioca, o técnico Ricardo Gomes vai reencontrar o Vasco em São Januário. No primeiro clássico, o comandante do Botafogo foi exaltado pelos torcedores vascaínos, maioria na partida cujo mandante foi o Vasco. Na saída para o intervalo, a torcida fez questão de gritar o nome de Ricardo Gomes que, emocionado, retribuiu com acenos em direção às arquibancadas.

O carinho entre Ricardo Gomes e a torcida vascaína não mudou em nada desde que deixou o comando técnico do clube em 2011, após sofrer um AVC durante o clássico contra o Flamengo, no Campeonato Brasileiro. Um episódio que, apesar do enorme susto, marcou o fim de uma passagem de sucesso pelo Vasco. Foi em 2011 que o time conquistou o título da Copa do Brasil e terminou com o vice do Brasileirão, lutando com o campeão Corinthians até última rodada. Resultados que explicam muito bem o por quê da gratidão dos vascaínos com Ricardo Gomes.

"Trabalhei no Vasco, tivemos time que brigou para ser campeão no Brasileiro e na Libertadores, fomos campeões da Copa do Brasil. Teve o reconhecimento da torcida do Vasco, e eu vou fazer o reconhecimento. Respeito. Não sou o primeiro nem serei o último, mesmo porque o Jorginho faz grande trabalho no Vasco. O que prezo é, independentemente do poder, respeitar as pessoas. Do porteiro ao presidente. Por isso agradeço, mas eu passo a reverência para a torcida do Vasco. Eles realmente me apoiaram num momento muito difícil. Eu só agradeço", disse após o empate na primeira fase do Cariocão deste ano.

Desde o ano passado, Ricardo Gomes comando o Botafogo, conquistando a Série B com o alvinegro. Mas a relação com os torcedores botafoguenses ainda não chegou ao mesmo nível da que mantém com os vascaínos. Ainda faltam títulos mais relevantes com o Glorioso para deixar também sua marca em General Severiano.

Algo muito parecido com o que vive Antônio Lopes, outro 'vascaíno' que hoje está dentro do Botafogo. Hoje gerente de futebol do alvinegro carioca, Lopes treinou o Vasco em diversos momentos como treinador e foi lá que ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 1997 e a Libertadores no ano seguinte, sem dúvida o título mais marcante de sua carreira.

Assim como Ricardo Gomes, ainda falta uma conquista mais expressiva para Antônio Lopes, que atuando nos bastidores fica um pouco mais afastado dos holofotes. Ao que parece, a dupla botafoguense tem muito mais motivos para receber homenagens do lado adversário no clássico de domingo do que do seu próprio clube. Pelo menos por enquanto.




Fonte: Goal.com