Fifa vai testar uso de replays para lances duvidosos em jogos de futebol

Sábado, 05/03/2016 - 23:25
comentário(s)

A Fifa vai testar o uso de replays para lances duvidosos em jogos de futebol, após decisão tomada em reunião da International Board neste sábado, em Cardiff, no País de Gales, que determinou ainda outras mudanças nas regras. A medida, que começará a ser experimentada até a temporada 2017/18 e passará por dois anos de testes antes de se tornar oficial, é apoiada pelo novo presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino.

- Hoje (sábado) tomamos uma decisão histórica para o futebol. A Fifa e a International Board estão iniciando agora um debate e não o encerrando. Temos que mostrar que estamos escutando os torcedores, os jogadores e o futebol. Estamos ouvindo o futebol e aplicando o senso comum - disse o novo presidente da Fifa, em coletiva neste sábado.

O experimento será feito da seguinte forma: haverá um assistente com acesso aos vídeos e, caso o árbitro o chame em lances duvidosos, ele vai parar para assistir aos replays. Ele terá poder também de chamar o juiz, caso o mesmo não tenha observado alguma determinada infração. Os órgãos responsáveis ainda vão escolher uma universidade para conduzir o experimento.

O recurso do vídeo será permitido em quatro ocasiões: para determinar se um gol foi marcado, caso de expulsão, marcação de pênalti e para identificar um determinado jogador. A tecnologia não servirá para lances de impedimento, a menos que seja uma clara situação de gol.

Agora, a International Board se reunirá para definir quais torneios passarão pelos testes nos próximos anos. O próximo encontro anual da entidade está marcado para o dia 4 de março de 2017, em Londres.

Fonte: GloboEsporte.com