Dodô, que jogou no Vasco e no Botafogo, aposta em empate no clássico

Domingo, 28/02/2016 - 15:13
comentário(s)

Neste domingo, o clássico entre Botafogo e Vasco volta a ser disputado em São Januário depois de 11 anos. E a última vitória alvinegra neste confronto já tem 14 anos: foi em 8 de junho de 2002, pela terceira fase de um Campeonato Carioca disputado durante a Copa do Mundo e o Rio-São Paulo e que pouco foi transmitido. O Alvinegro ganhou por 1 a 0, gol de Dodô, na época com 28 anos. Mas o time que também tinha Almir, Esquerdinha e era comandado pelo técnico Abel Braga morreu abraçado ao Cruz-Maltino ao não conseguir se classificar para a semifinal - ambos ficaram atrás de Bangu e Americano no Grupo A.

Procurado pelo GloboEsporte.com, o "artilheiro dos gols bonitos", que também defendeu o time da Colina, em 2010, até custou a se lembrar desse jogo. O gol, marcado com um chute de direita após passe de Esquerdinha aos oito minutos do segundo tempo, por exemplo, saiu da memória do ex-atacante. Mas ele recorda que era prazeroso atuar em São Januário, mesmo com a pressão da torcida adversária - do time titular alvinegro, apenas Jefferson, Luis Ricardo, Rodrigo Lindoso e Bruno Silva já viveram a experiência de enfrentar o Vasco em seu caldeirão. Questionado se acreditava no fim do jejum neste domingo, às 19h (de Brasília), Dodô apostou em empate na volta do clássico ao estádio e disse acreditar em uma reedição da final do último Carioca, travada pelos dois rivais.

- Joguei mais no Maracanã. Lá (em São Januário) joguei contra o Vasco dessa vez e outra com o São Paulo, lembro porque fiz um gol de bicicleta. Era gostoso jogar lá. Agora está com cara de empate. No ano passado os dois entraram meio que desacreditados e jogaram a final. Esse ano está indo pelo mesmo caminho, são os dois times de melhor aproveitamento.

Atualmente morando em São Paulo e estudando para ser técnico de futebol - em janeiro fez um estágio com Dorival Junior no Santos -, Dodô disse assistir a vários jogos, entre eles o Botafogo, clube onde teve três passagens e foi ídolo. O ex-atacante elogiou o Alvinegro e o trabalho do técnico Ricardo Gomes, mas alertou para o aspecto de laboratório do Carioca e para a necessidade de reforçar o elenco para a disputa do Brasileiro.

- Acompanho futebol em geral. Eu vi um pouco do Botafogo contra o Fluminense e o jogo anterior, que ganhou com um gol de pênalti no final (contra a Cabofriense). É um time que ninguém esperava e está invicto, usando jogadores da casa, o Ricardo (Gomes) tem feito um bom trabalho. O Carioca é uma delícia de jogar, mas serve para testar jogadores que chegaram, montar uma base sabendo que o Brasileiro é diferente, a exigência é bem maior. Hoje em dia tem que ter essa consciência que precisa melhorar bastante para o Brasileiro, precisa de reforços, a gente vê pelo Vasco nos último anos, o Palmeiras aqui em São Paulo... - analisou o postulante a treinador, que não descarta trabalhar em clubes do Rio de Janeiro se receber convite.

Dodô é o herói da última vitória válida do Botafogo sobre o Vasco em São Januário. Isso porque em 8 de maio de 2005, o Alvinegro também chegou a levar a melhor em um clássico no estádio, também por 1 a 0, gol de Alex Alves. Mas a partida foi uma das 11 apitadas por Edílson Pereira de Carvalho no Brasileirão da época que foram anuladas por causa da "Máfia do Apito" - árbitros estavam manipulando resultados para ajudar apostadores a lucrarem com os placares encomendados. O duelo foi remarcado para 19 de outubro daquele ano, e o confronto que valeu teve triunfo vascaíno por 1 a 0, gol de Romário.

Fonte: GloboEsporte.com