Consórcio está perto de rescindir contrato de concessão do Maracanã

Quarta-feira, 24/02/2016 - 18:46
comentário(s)

A Odebrecht está cada dia mais distante do Maracanã. Fontes ouvidas pelo Blog informam que hoje o cenário mais provável é que a licitação seja cancelada e o Governo do Estado realize uma nova disputa pela concessão do estádio. A informação foi publicada inicialmente pela Revista Exame, e confirmadas por esta página.

As bases do novo edital e a publicação do mesmo vão ser feitas durante a Olimpíada. A expectativa do Governo é que até meados de outubro já se tenha um novo administrador para o Maracanã. O secretário-chefe da Casa Civil, Leonardo Espíndola, não quis comentar a informação apurada pelo blog, mas informou que o problema "está em estágio de definição".

"Não trabalhamos com a hipótese de reassumir o Maracanã. Estamos trabalhando para pacificar essa situação nos próximos dias. Se o rompimento ocorrer com a Odebrecht será feito em convergência de interesses, ou seja, com todas as partes (Governo e empresa) sendo respeitadas", disse o secretário.

Uma das premissas que constam no edital é a indenização à empresa em caso de rompimento do contrato. Como bem detalhou o colega Mauro Cézar Pereira, em post publicado na terça-feira, a construtora terá problemas em receber do Estado do Rio, que hoje mal consegue pagar os seus servidores. A empresa, por sua vez, se vê atolada em problemas judiciais e de crédito, decorrentes da prisão de seus principais executivos.

Segundo o secretário, até o momento, o Governo não sentou com os clubes para discutir o futuro do Maracanã. Os interessados em administrar o Maracanã têm sido direcionados para conversar com a Odebrecht, atual mandatária do contrato. Conforme revelado aqui nesta página, Fla e Flu estão interessados em administrar o estádio através da empresa Golden Goal. Outras duas empresas que também têm interesse são a francesa Lagardere, em parceria com a BWA (sobre a qual convido a leitura da matéria postado ao lado) e a AEG.

Nas redes sociais, torcedores promoveram um tuitaço com a #oMaracaéNosso em que protestam contra a não utilização do estádio para jogos de clubes do Rio nesta temporada.

Neste momento, o estádio está sob responsabilidade do Comitê Olímpico Internacional, através do Rio 2016. A devolução acontece no dia 21 de setembro, após a Paralimpíada.




Fonte: ESPN.com.br