Vasco tem a melhor defesa do Estadual desde 2014

Sábado, 20/02/2016 - 15:35
comentário(s)

Jorginho se garante na segurança da defesa para mandar o Vasco para o ataque. Neste sábado, às 19h30, contra o Tigres, o time terá Luan e Rafael Vaz na dupla de zaga, mas o bom desempenho atual vem de outros carnavais. Somados todos os jogos, o time da Colina possui o melhor sistema defensivo de 2014 para cá: média de 0,71 gols sofridos por partida.

Foram 30 gols sofridos em 42 rodadas. Atrás do Vasco vem o Flamengo, com 31 gols em 41 partidas, média de 0,77 por jogo. Em terceiro lugar aparece o Botafogo, com média de 0,94, graças a 36 gols sofridos em 38 jogos.

Em último entre os quatro grandes, está o Fluminense. O Tricolor é o único com média superior a um gol sofrido por jogo: 1,1, com 42 gols contra em 38 partidas.

As explicações para isso extrapolam o bom trabalho feito por Jorginho. Desde 2014 que a defesa vascaína ganhou dois reforços de peso: o goleiro Martín Silva e o zagueiro Rodrigo. No período, Adílson Batista e Doriva comandaram o Vasco no Estadual e conseguiram manter o mesmo nível defensivo.

Neste sábado, Martín seguirá firme e forte no gol, enquanto que o zagueiro estará fora, cumprindo suspensão. Rafael Vaz será o titular e isso não preocupa Jorginho.

- Atualmente temos cinco zagueiros de grande nível no elenco. Aislan só não está sendo relacionado porque ainda tem problema de inscrição - ressaltou o técnico.

Não é coincidência que a defesa tem sido um trunfo para as boas campanhas recentes do Vasco no Estadual. Em 2014, a equipe foi vice-campeã - perdeu a final para o Flamengo -, e ano passado derrotou o Botafogo na decisão e ficou com o título, colocando fim a um jejum de 12 anos no Rio.

Este ano, o time tem até o momento a segunda melhor defesa da competição, com dois gols sofridos, contra apenas um do Botafogo. Contra o Tigres, equipe que possui apenas quatro gols marcados, a expectativa é que a defesa vascaína siga sem grandes problemas

Fonte: Extra Online