Nas edições 2015 e 2016, Vasco lidera ranking de pênaltis a favor no Estadual

Sexta-feira, 12/02/2016 - 08:07
comentário(s)

O número de pênaltis assinalados em jogos dos times grandes no Campeonato Carioca tem chamado a atenção neste começo de estadual. Somente na última quarta-feira, quatro penalidades máximas foram anotadas em três jogos, todas a favor de Botafogo, Flamengo (duas) e Vasco. O GloboEsporte.com listou o número deste tipo de infração favorável aos times tradicionais na competição desde 2015. O Vasco é quem lidera o quesito. Foram 11 marcações, sendo três nas primeiras rodadas de 2016. No mesmo intervalo de tempo, os rivais Botafogo, Flamengo - com dois no último jogo do estadual deste ano - e Fluminense tiveram quatro cada um, em um total de 12 penalidades máximas.



Das 11 marcações a favor do Vasco nas duas últimas edições, nove foram contra times considerados pequenos. Só contra o Friburguense, ano passado, foram três no mesmo jogo. Duas foram em clássicos. A mais importante contra o Flamengo, no segundo jogo da semifinal do Carioca de 2015. Gilberto converteu a cobrança que garantiu a presença vascaína na final do campeonato.

Botafogo é o que mais cometeu pênaltis entre os grandes; o Vasco, menos

O Gigante da Colina não costuma provar do próprio veneno. Pelo menos nos dois últimos estaduais. No período, o Vasco teve apenas um pênalti marcado contra - foi a favor do Flamengo, no clássico válido pela primeira fase da competição no ano passado. Alecsandro converteu, e o Rubro-Negro venceu por 2 a 1.

O Botafogo lidera o ranking de pênaltis cometidos nos dois últimos estaduais: quatro. A dupla Flamengo e Fluminense aparecem com duas marcações. O Tricolor, aliás, foi o único grande a ter um pênalti marcado contra neste estadual. Foi na desastrosa estreia contra o Volta Redonda, quando foi derrotado por 3 a 1.



Fonte: GloboEsporte.com