Juniores: Jogadores sub-20 colhem os frutos da pré-temporada do profissional em Pinheiral

Sábado, 06/02/2016 - 10:49
comentário(s)

No fim do ano passado, por decisão do seu Departamento de Futebol, o Vasco da Gama iniciou um trabalho de adaptação com os jovens oriundos da base escolhidos pela comissão técnica para integrarem o elenco de profissionais a partir da pré-temporada de 2016. Na ocasião, um grupo de nove jogadores realizou atividades diárias sob orientação do CAPRRES em São Januário.

Os frutos desse trabalho inovador começaram a ser colhidos na última semana. Em suas duas primeiras partidas na Campeonato Carioca sub-20, o Almirante utilizou quatro atletas que estiveram em Pinheiral com o grupo principal. O resultado? Duas excelentes vitórias com participação destacada de todos os garotos que desceram para reforçar a categoria.

Um dos responsáveis pelo sucesso da estratégia adotada é o gerente científico Alex Evangelista. Em entrevista ao Site Oficial, o profissional comemorou os primeiros resultados obtidos e lembrou que o principal objetivo do trabalho desenvolvido era o deixar os Meninos da Colina em condições de igualdade no que diz respeito a realização de exercícios específicos para um atleta profissional.

- Recebemos esses atletas em dezembro e os adaptamos às atividades realizadas no profissional. Um exemplo simples é a técnica do agachamento livre. Não é uma coisa de outro mundo, mas o garoto fica tímido na hora que vai fazer, ainda mais se for num ambiente que não conhece, como, por exemplo, o do profissional. É como você entrar numa escola, chegar numa sala nova. Num primeiro momento, você fica tímido e recua. Então, fizemos essa adaptação para que os meninos se sentissem mais à vontade, realizassem os exercícios da mesma forma que os profissionais fazem. Preparamos todos os exercícios e ensinamos todos a como não compensar o movimento. Estamos no início, ainda tem um caminho a ser percorrido, mas pela qualidade técnica de todos, acreditamos que em breve todos vão atingir o índice de maturação necessário para o desenvolvimento de um bom futebol na equipe principal. Serão jogadores de ponta - declarou Evangelista.

Devido algumas lesões, Caio Monteiro, que sempre foi um dos pilares de sua geração, não conseguiu desenvolver em 2015 o futebol que todos estão acostumados. Por possuir um enorme potencial e ter vocação para balançar as redes, o jovem recebeu tratamento especial do CAPRRES. Contra Madureira e América, após um longo tempo, o atacante atuou os 90 minutos, não se queixou de dores e ainda marcou dois gols.

- No caso do Caio Monteiro, por se tratar de um atleta com um histórico alto de lesões, promovemos um trabalho especial, cujo o objetivo principal foi o de combater a raiz do problema. É claro que esse processo leva um tempo, mas estamos conseguindo estender o tempo dele sem lesões com uma preparação física especial, um trabalho preventivo na fisioterapia, uma nutrição adequada para sua idade e um acompanhamento psicológico voltado para o sistema emocional. Acreditamos que o Caio, a partir de agora, consiga desenvolver competitividade sem se machucar. É bom que se diga que esse trabalho foi desenvolvido com oi Alan Kardec no período que ele foi promovido para o profissional. Na época, o CAPRRES ainda não existia e o trabalho foi realizado de uma forma bem menos sofisticada, mas surtiu efeito - revelou o gerente científico.

Outro que demonstrou evolução após o primeiro mês na equipe profissional foi o meio-campista Evander. Titular da Seleção Brasileira sub-17 na conquista do Campeonato Sul-Americano em 2015, o armador foi bastante elogiado pelo treinador Jorginho após suas exibições. Além de balançar as redes, como de costume, o garoto deu assistências e se comportou muito bem taticamente.

- Acompanhei o jogo do sub-20 e foi muito legal ver o Evander fazer o que não era acostumado. Ano passado, assisti algumas partidas e o que me incomodava era o fato dele simplesmente abaixar a guarda quando perdia a bola. É um jogador de muita qualidade técnica, mas que taticamente deixava um pouco a desejar por não ter essa aplicação. Então, fiquei muito feliz em vê-lo dando pique após perder um lance, voltando para ajudar e pressionando o homem da bola. Isso mostra evolução, como ele está crescendo. Muito bom ver isso acontecendo - disse o treinador Jorginho.

Além de Caio Monteiro e Evander, o lateral-esquerdo Alan Cardoso e o volante Andrey foram escalados pelo treinador Rodney Gonçalves entre os titulares do time júnior contra o Tricolor Suburbano e Mecão. Com passagens pelas Seleções Brasileiras de base, os jovens da geração 98 estão se destacando no início do trabalho pelo ganho de massa muscular. O segundo, inclusive, também deixou sua marca em São Januário.



Fonte: Site oficial do Vasco