Andrezinho se inspira no Barcelona e compara Jorginho a Guardiola

Segunda-feira, 01/02/2016 - 16:48
comentário(s)

Aos 32 anos, o meia Andrezinho não chegou a atuar no futebol europeu, mas acompanha futebol internacional, é admirador do Barcelona e usa o time catalão como inspiração para fazer bonito pelo Vasco, que largou no Campeonato Carioca com vitória por 4 a 1 sobre o Madureira (assista ao vídeo). No "Seleção SporTV" desta segunda-feira, o jogador disse que a chegada de Jorginho implantou um novo estilo de jogo da equipe e comparou o técnico cruz-maltino a Pep Guardiola, ex-Barça, com o cuidado de considerar cada uma das realidades.

Andrezinho fez elogios ao comandante vascaíno após citar uma brincadeira feita quando o programa repercutia o anúncio de Pep pelo Manchester City. O apresentador Jader Rocha perguntou a preferência de Andrezinho (Pep x Jorginho), que escolheu Jorginho. Em outro momento, o jogador elogiou o chefe e manteve a comparação com o técnico espanhol, multicampeão pelo Barcelona e atualmente no Bayern de Munique.

- Como o Jader fez essa brincadeira no começo, o Jorginho é o Guardiola. O Jorginho tem isso, ele gosta muio disso, de um time leve, que mantém a posse de bola. Eu gosto muito disso, sou muito fã do Barcelona, que tem essa característica, e na pré-temporada a gente trabalhou muito isso. O Jorginho não gosta que o time dê chutão. Esse estilo dele é muito parecido com Guardiola, às devidas proporções - disse.

A escolha por Julio dos Santos como dupla no meio, segundo Andrezinho, também foi uma opção para reforçar esse estilo, pela maneira como o companheiro cadencia o jogo e a qualidade do passe. O mais importante, para o meia, é fazer com que a consciência tática cobrada por Jorginho seja colocada em prática.

- Eu era um jogador que jogava mais à frente, um quarto homem de meio-campo, e cheguei a fazer um falso atacante, e hoje estou em uma função completamente diferente. Joguei assim em umas partidas no Internacional, mas hoje o futebol requer mudanças, tem que ter essa dinâmica em campo e marcação, às vezes, não é dar uma porrada, um carrinho e tomar amarelo; marcação é ocupar espaço, e o Barcelona é um exemplo, faz muito bem isso. Tem que se adaptar, estou me adaptando, estou gostando e o bom é ajudar o grupo quando você tem essa consciência tática. Para muitos jogadores brasileiros ainda falta essa consciência, tem tudo para evoluir - completou.

O Vasco volta a jogar pelo Campeonato Carioca na próxima quinta-feira, às 19h30, quando encara o América no Estádio Giulitte Coutinho, em Edson Passos.



Fonte: Sportv.com