Luan faz balanço de seus 10 anos de Vasco: 'Conheço isso aqui como ninguém'

Quinta-feira, 28/01/2016 - 14:56
comentário(s)

O pequeno capixaba que chegou a São Januário após se destacar pela escolinha do Santa Cruz, na tradicional Copa Gazetinha, no Espírito Santos cresceu. E como cresceu. Do alto de 1.83, Luan viveu momentos de nostalgia na manhã desta quinta-feira na Colina. Um dos principais jogadores do Vasco que estreia no Carioca domingo, às 17h (de Brasília), diante do Madureira, o zagueiro completa dez anos de clube em 2016 e vê um filme passar pela cabeça às vésperas da terceira temporada como profissional.

Indicado pelo ex-treinador Nelson Teixeira quando tinha somente 13 anos, o camisa 4 vê em Mateus Pet sua história se repetir. O jovem meio-campo, então com oito anos, já estava no Vasco quando o zagueiro chegou, e agora, com 17, é a grande novidade do time titular de Jorginho. De sorriso fácil, Luan relembra sua década em São Januário, onde chegou a morar, e enumera momentos marcantes:

- Tive muitos momentos aqui dentro. Já chorei e ri bastante, fiquei triste e feliz... Um momento que aprendi muito foi quando perdemos para o Bahia aqui, na minha estreia como titular no profissional, o Cristovão tinha se despedido dois dias antes. Fui muito mal no jogo e foi um dia que me fez crescer. A final do Carioca do ano passado foi um dia muito feliz por conquistar um título. Estou aqui para retribuir tudo que o clube fez por mim, e o jeito é ser campeão. Vesti a camisa da Seleção também, as Olimpíadas estão aí...

Há 10 anos no Vasco, Luan tem tudo para completar 14. No início de janeiro, renovou o contrato por mais quatro temporadas, após assédio de clubes italianos. Decisão de quem não aceitou ir embora com o Cruz-Maltino na Série B:

- Estou um pouco mais maduro, conheço isso aqui como ninguém, sei o que representa o Vasco na minha vida. Então, vou dar a vida sempre para honrar a camisa.

Titular da zaga ao lado de Rodrigo pelo terceiro ano seguido, Luan viverá pela primeira vez a experiência de jogar um clássico pelo profissional em São Januário. Dia 14 de fevereiro, o compromisso é contra o Flamengo, rival que traz boas lembranças das categorias de base:

- Já fiz gol em Vasco e Flamengo que vencemos por 1 a 0 no juvenil, espero que se repita. Tem a saudade da família, da comida da mãe, de dormir perto dos irmãos, mas passamos por cima disso. Tudo me deixa orgulhoso e tem muito pela frente.

Por fim, o defensor falou da expectativa para começar um Carioca como detentor do título. A última vez que isso aconteceu, em 2004, Luan ainda era uma criança no Espírito Santo:

- A pressão como campeão é ainda maior. A torcida do Vasco está acostumada com títulos e tem que ser assim.

Há três anos entre os profissionais, Luan já entrou em campo 111 vezes e marcou cinco gols pelo Vasco.




Fonte: GloboEsporte.com