Jorginho valoriza posse de bola, proíbe chutão e aposta em Mateus Vital

Domingo, 17/01/2016 - 09:47
comentário(s)

O Vasco protagonista de Jorginho começa a ter uma cara. Doze dias depois do início dos trabalhos em 2016 e com uma semana de pré-temporada em Pinheiral, no Sul do Rio de Janeiro, o treinador já deu indícios do que significa a mudança de postura que ele deseja para o ano que começa para valer dia 31, contra o Madureira, em São Januário, na primeira rodada do Carioca. Com três atividades táticas realizadas, o que se viu foi um time que prioriza a posse de bola, evita ao máximo dar chutão e ainda tem em Nenê sua grande referência. A principal novidade? O jovem Mateus Pet. Com praticamente as mesmas peças da reta final do Brasileirão, o Cruz-Maltino quer ser outro.

Em dez sessões de trabalho no CT João Havelange, Jorginho esboçou o time titular três vezes. Sem Diguinho, que faz um trabalho específico para prevenção de lesões, Marcelo Mattos foi testado na primeira atividade tática, ainda no 4-4-2, quarta-feira. Dois dias depois, porém, perdeu espaço para Julio dos Santos. O paraguaio trabalhou como primeiro volante, quase que lado a lado com Andrezinho, em dois coletivos no sistema 4-2-3-1.

Foi possível perceber a preocupação do treinador vascaíno em evitar a ligação direta da defesa com o ataque. O time titular raramente apelou para chutões, e não foram poucas as vezes em que Julio e Andrezinho foram até a meia-lua buscar a bola dos pés de Luan, Rodrigo ou até mesmo Martín Silva. Da equipe que terminou 2015, no empate com o Coritiba, Serginho, que foi para o Sport, é a única ausência. Em seu lugar, entrou a maior novidade de 2016: Mateus Pet.

Com somente 17 anos, o meio-campista participou de todos os treinamentos no time principal e chamou a atenção pela personalidade. Fosse o losango do 4-4-2 ou na linha de três do 4-2-3-1, ele sempre atuou no lado direito e demonstrou qualidade tanto no passe quanto nos desarmes. Com Diguinho ainda sem estar em condições plenas, a outra vaga pendente ficou mesmo com Julio dos Santos.

Fazendo jus ao discurso de valorização da base montada no ano passado, Jorginho deixou na fila até mesmo os reforços: Yago Pikachu e Marcelo Mattos - este testado uma vez na vaga de Diguinho. Destaque do Paysandu pela ofensividade, o lateral-direito viu Madson seguir desempenhando a função e, mesmo entre os reservas, foi discreto nas primeiras atividades. Com Willian Barbio avançado em seu setor, obrigações defensivas foram mais importantes do que subidas ao ataque.

Um ponto fraco do ano passado, entretanto, persiste: a dificuldade para fazer gols. No mercado em busca de um centroavante, o Vasco conta com Riascos improvisado para desempenhar a função e só marcou um gol em dois coletivos. Ainda assim, fruto da genialidade de Nenê, que acertou lindo chute do meio-campo. O meia-atacante, por sinal, foi o principal personagem desta primeira semana em Pinheiral.

Apalavrado com o Vasco para renovar por mais três anos, Nenê ainda não assinou o novo contrato. Em campo, porém, tem demonstrado muita disposição. Apesar dos 34 anos, sempre faz "hora-extra", seja em disputas de chutes de longa distância, como a que teve com Jomar e Jordi, ou em trabalhos em campo reduzido com os jovens recém-promovidos da base. Comportamento de quem a torcida espera muito na campanha para retornar à elite do futebol brasileiro.

Com mais duas semanas de trabalhos até a estreia no Estadual, Jorginho terá tempo para fazer ajustes e ter certeza da escalação ideal. O conceito que deseja, ele já deixou claro ainda em São Januário.

- Quero um Vasco que saiba o que faz em campo. Quando eu levantar a mão, que saibam qual a mudança, onde querem chegar. Uma equipe que precisa ser protagonista. Para isso, tem que arregaçar as mangas e trabalhar muito, respeitar os companheiros. Começamos com uma equipe base, mas não quer dizer que é a que vai terminar. Quero um time com variável no jogo - disse o treinador.

Neste domingo, o elenco vascaíno receberá as famílias para um almoço de confraternização. As atividades no CT João Havelange não serão abertas para imprensa. O Vasco segue em Pinheiral até o dia 23 e tem dois jogos-treinos agendados: sexta, às 16h (de Brasília), contra o Barra Mansa, e sábado, às 10h, diante do Bangu.



Fonte: GloboEsporte.com