Basquete: Autoridades da modalidade prestigiaram a reinauguração do ginásio do Vasco

Sábado, 16/01/2016 - 05:33
comentário(s)

A volta do basquete adulto vascaíno ao cenário nacional já repercute no país. Bicampeão Sul-Americano de Clubes, bicampeão da Liga Sul-Americana e bicampeão Brasileiro, o retorno do Gigante da Colina é comemorado por dirigentes do Brasil e do mundo. Na festa de reinauguração do ginásio Vasco da Gama, em São Januário, na noite da última quinta-feira (14/01), estiveram presentes o Presidente da Associação de Basquete Sul-Americana (ABASU), Gerasime Grego Bozikis, o Presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Boaventura Correa Nunes e o Presidente da Federação de Basquete do Rio de Janeiro (FBERJ), Álvaro Lionides Fortes de Almeida, além de Arnon de Mello, representante da NBA no Brasil.

Grego, como é conhecido o presidente da ABASU, falou sobre a importância da volta do Cruzmaltino para a América do Sul e a felicidade em ver o Vasco reerguido.

- Estou tão alegre e feliz quanto o Presidente Eurico Miranda. Ver estes maravilhosos campeões que estão aqui é uma alegria. Eu tive a honra de ser o Presidente da Federação Carioca quando o Vasco vencia títulos no Rio. Depois, quando fui Presidente da Confederação Brasileira, o Vasco ganhou vários títulos sul-americanos e foi, na verdade, campeão do mundo, só perdeu em Milão para o time do Santo Antonio, que era vencedor da NBA, nada menos que isso. Então, este clube voltando, com este ginásio lindo, remodelado, com esta força toda do Eurico Miranda, do Fernando Lima e de todos aqui no clube é muito bom. O Vasco é uma potência tanto no futebol, como no basquete. Sempre foi. Tem história, tem título. Eu fico gratificado, feliz e muito esperançoso de ver o Maracanãzinho cheio em um clássico carioca outra vez e o Vasco representando nosso país na sul-americana, na qual hoje sou Presidente. Eu só não posso fazer cesta pelo Vasco, mas vou ajudar no que for necessário - disse Grego, Presidente da Associação de Basquete Sul-Americano.

Quem também falou com orgulho do retorno vascaíno foi o Presidente da CBB, Carlos Nunes. Para ele, a volta do Almirante é fundamental para o crescimento do esporte no Brasil.

- É fundamental a volta do basquete adulto do Vasco para o cenário nacional. O esporte vai ter um ganho muito grande com o retorno do Vasco. Já estamos na expectativa de um Carioca competitivo. Para a Confederação Brasileira, então, nem se fala a importância. A NBB com um time como o Vasco, de camisa, de tradição, vencedor, que tem um passado de glória, é o que estava faltando. Estamos muito contentes e agradecidos ao Presidente Eurico Miranda de trazer o Vasco de volta para o basquete nacional - falou Carlos Nunes, Presidente da Confederação Brasileira de Basquete.

Fundamental para o basquete do Rio de Janeiro, o novo time vascaíno foi exaltado pelo Presidente da FBERJ, Álvaro Fortes de Almeida. A visibilidade para o esporte carioca aumenta com a chegada do Vasco.

- É um grande prazer e satisfação estar aqui neste momento especial. O Vasco nunca parou de fazer basquete. Hoje, vemos o retorno do time adulto. Mas, por exemplo, ano passado foi campeão estadual sub-14 e isso é muito importante. Só consegue voltar ao nível alto, mantendo sua base, que, para orgulho da Federação, nunca deixou de fazer. Com relação especificamente à volta do adulto, quem conhece basquete sabe o peso que o Vasco tem para a história do esporte, não só no Rio de Janeiro, como no Brasil. É um grande orgulho e uma grande satisfação esta volta e que ela se perpetue por muitos e muitos anos - destacou Álvaro Fortes de Almeida, Presidente da Federação de Basquete do Rio de Janeiro.

Representante da maior competição de basquete do mundo, a NBA, Arnon de Mello acompanhou de perto a festa vascaína em São Januário e comentou sobre o histórico cruzmaltino no esporte.

- O Vasco tem uma tradição enorme no basquete. Era triste não ter o Vasco participando da principal liga do esporte no Brasil. Agora com a entrada do clube pela Liga Ouro, quem sabe com uma vitória, ele já retorne a NBB e nós iremos ver de novo grande jogos envolvendo muita rivalidade, assim como ocorria no passado - disse Arnon de Mello, representante da NBA no Brasil.



Fonte: Site oficial do Vasco