Basquete: Vasco reinaugurou seu ginásio e apresentou seu novo time adulto em noite de grande festa

Quinta-feira, 14/01/2016 - 23:10
comentário(s)

E o basquete voltou. A festa de reinauguração do Ginásio Vasco da Gama ficará marcada na memória dos torcedores vascaínos. Realizada na noite desta quinta-feira (14/01), o evento trouxe, além do local reformado, uma mistura de nostalgia e esperança para quem acompanhou de perto a comemoração. Estrelas do passado atuaram no primeiro quarto da partida disputada contra a equipe de Franca (SP), dando lugar, no segundo quarto, ao novo time cruzmaltino. Antes do começo da partida, os antigos jogadores puderam observar seus momentos gloriosos com a camisa do Vasco, em imagens exibidas em vídeo no ginásio, fazendo com que pudessem voltar no tempo e curtir suas conquistas com o clube de São Januário.

Hélio Rubens, técnico da geração de ouro do Gigante da Colina, marcou presença, e colocou na quadra seus antigos comandados Helinho, Demetrius, Rogério, Mingão e Vargas para começar a partida, além de outros craques no banco, como Brasília, Bira, Boleta e Manteiga. O treinador do atual time do Almirante é Christiano Pereira, que pôs em quadra o novo time cruzmaltino com Hélio, William Drudi, Douglas Nunes, Gaúcho, Erick Camilo, Marcellus, Ricardinho e Bruninho e mais quatro atletas da base completando o grupo: Arthur, João, Luis Felipe e Leonardo.

O jogo teve dois quartos de 10 minutos. No primeiro, as lendas cruzmaltinas deram um show, exibindo o talento que marcou aquela geração. O placar foi de 35 a 23 para os donos da casa. Já no último período, o Vasco de 2016 fez um bom duelo contra os titulares de Franca, que disputam a NBB, terminando com o marcador em 23 a 21 para o Almirante e o confronto com o resultado de 58 a 44. No intervalo, as meninas do Departamento Infanto Juvenil fizeram uma apresentação de jazz para o público. O comandante Hélio Rubens, multi campeão com o Vasco, falou sobre a emoção de retornar à Colina Histórica.

- É uma emoção e uma alegria muito grande. A expectativa é que o Vasco se reencontre novamente, pela tradição que tem e pela importância que o clube tem em qualquer modalidade esportiva. Estou ai às ordens, para colaborar com o que for possível. Tenho convicção de que o que eu estou vendo aqui é um estado de espírito do grupo, dos diretores, do próprio presidente, que evidencia que a possibilidade de realização, de sucesso é muito grande. Estou à disposição para o que precisar, porque o Vasco faz parte da minha história e da minha vida - destacou Hélio Rubens, bastante emocionado em retornar a São Januário.

O antigo ala-armador Demetrius, ídolo vascaíno, que integrou a equipe de São Januário entre os anos de 1998 a 2001, conquistando dois títulos Brasileiros, dois da Liga Sul-Americana e dois do Sul-Americano de clubes, mostrou boa forma e foi destaque em quadra. Os arremessos de três pontos saíram naturalmente, como se o ex-atleta ainda estivesse em atividade. Atualmente exercendo o cargo de técnico, o antigo camisa 9 falou sobre a expectativa de ver o basquete do Vasco mais uma vez no topo do cenário nacional e falou sobre o carinho da torcida.

- Uma satisfação muito grande e um prazer enorme estar aqui. Sempre que venho ao Rio de Janeiro, sou reconhecido nas ruas. Ficamos na memória dos vascaíno e isso ninguém tira da gente, está no nosso coração. Desde que chegamos no clube, sentimos isso. São poucos clubes que valorizam seus antigos jogadores, é muito importante. Tenho a expectativa grande em ver o Vasco de novo no topo. É fundamental uma equipe como o Vasco retomar sua força. Pelo fato do basquete ter sido um esporte que deu muitas alegrias ao vascaíno, é muito legal tê-lo de volta e estou na torcida para o retorno com um grande time - disse o craque Demetrius.

Responsável por montar o grupo de novos jogadores do Gigante, o técnico Christiano Pereira trabalha no Almirante há 30 anos, 6 como atleta e 24 como treinador. Em 1999, enquanto o time adulto do Vasco disputava a final do Mundial contra o Santo Antonio Spurs, time da NBA, Christiano era campeão com os jovens do sub-15 cruzmaltino. Para o técnico, fazer parte desta comemoração e ter a oportunidade de formar o atual elenco vascaíno para a disputa da Liga Ouro, visando a entrada na NBB, é um privilégio.

- Cada dia está sendo uma emoção mais forte. Primeiro, ter sido escolhido para a remontagem da equipe, depois de tantos anos fora de um campeonato a nível nacional. Agradeço a confiança depositada em mim para este projeto. Estes anos todos de casa, cada dia vivemos uma coisa diferente aqui dentro e agora foi mais um dia de emoção. Quando entrei na quadra e percebi que estava lotada, me fez lembrar dos tempos áureos. Isso só faz a gente chegar aqui todo dia e trabalhar com mais vontade e determinação, para que possamos, de uma vez por toda, voltar com o Vasco para a elite do basquete nacional - falou o novo treinador.

Recém chegado à Colina Histórica, o pivô William Drudi ficou encantado com a festa produzida nas arquibancadas pelos torcedores. Ex-Basquete Cearense, o atleta mostrou boa pontaria com arremessos precisos e fez boas jogadas com os companheiros, deixando evidente a força individual e coletiva da nova equipe do Cruzmaltino. Para Drudi, a experiência de estar atuando em um clube de grande torcida aumenta a responsabilidade e traz confiança aos jogadores.

- É uma honra muito grande fazer parte do novo elenco vascaíno. Joguei muitas vezes contra estes atletas mais antigos, então, é muito gratificante fazer parte desta história. Nosso primeiro jogo, ter a presença dele é um orgulho grande. Agora temos que trabalhar, estamos bem no início, falta ainda muito da parte física, técnica tática, mas é um grupo bem consciente do que é o Vasco, da força que representa nacionalmente. Não dá para se comparar com nenhuma equipe que joguei em relação à torcida. Qualquer lugar no mundo, eles comparecem. Isso é um combustível para a gente levar o clube de volta a elite do esporte - comentou Drudi.



Fonte: Site oficial do Vasco


Galeria













Fonte: Flickr oficial do Vasco