Beach Soccer: Vasco perde para o Barcelona nos pênaltis e fica em 2º no Mundialito

Domingo, 13/12/2015 - 16:42
comentário(s)

O Vasco perdeu para o Barcelona-ESP nos pênaltis na tarde deste domingo (13/12) e ficou em segundo lugar no Mundialito de Beach Soccer.




Fonte: NETVASCO (texto), Facebook Vasco Beach Soccer (foto)


Barcelona empata no fim e bate Vasco nos pênaltis para ser campeão mundial

O Barcelona é o campeão mundial no futebol de areia. Comandado pelo técnico Gilberto Costa, o time catalão driblou as dificuldades impostas pelo Vasco da Gama e, com tranquilidade, se reinventou para conquistar o título do Mundialito de Clubes, nos pênaltis, em uma arena montada na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O Barça perdia por 4 a 1, quando se reorganizou e imprimiu uma perigosa reação para arrancar o empate por 4 a 4 no fim do terceiro período, com um golaço de Bruno Xavier, levando o jogo para a prorrogação, sem gols. Eleito o melhor goleiro do Mundial de 2013, Dona fez a diferença na disputa de pênaltis, defendendo a terceira cobrança do Alvinegro. Ex-pescador e joia de Tutóia (MA), Datinha fez o terceiro para os catalões e comandou a festa. No tempo regulamentar, LLorenç (2), Datinha e Bruno Xavier anotaram para o Barcelona, enquanto Bokinha (2), Catarino e Marcos marcaram para o time da Colina.

Gilberto Costa já havia sido campeão mundial pelo Vasco e pelo Corinthians. Considerado um dos melhores treinadores do mundo, ele fez no último ano um trabalho para ajudar a desenvolver o futebol de areia na Bielorrússia e, após voltar ao Brasil, acertou o contrato com o Barça.

O jogo

O Vasco começou pressionando o Barcelona, mas o time catalão fechou a defesa e afastou o perigo. O jogo ficou extremamente veloz, com boas chances para ambos os lados. Um chute de Cesinha atravessou a quadra e caiu nos pés de Bokinha, que dominou e empurrou para o fundo do gol para abrir o placar para o chamado "Trem Bala da Areia", no fim do primeiro período.

Apontado como um dos maiores celeiros do futebol de areia no país, o Vasco fez o segundo com uma de suas crias, Catarino, que emendou um cruzamento com chute forte e fez 2 a 0. O Barcelona partiu para cima logo na saída de bola. Em uma jogada ensaiada, Datinha recebeu um toque e soltou uma bomba do meio da quadra para diminuir: 2 a 1. O jogo ficou tenso. Derrubado na área, Marcos sofreu uma falta perigosa e não desperdiçou a grande chance de ampliar a vantagem do time da Colina. Bateu forte no cantinho esquerdo de Nona e correu para o abraço.

O Barcelona sentiu o baque e demorou a reagir. Enquanto isso, o Vasco continuava a pressionar. Depois de uma tabelinha com Lucão, Bokinha fez mais um para incendiar a insaciável torcida alvinegra que lotou as arquibancadas e fez muito barulho na Barra da Tijuca. A 40 segundos para o encerramento do segundo período, LLorenç deu um balão em Gil e fez um belíssimo gol a 40 segundos do fim para renovar as esperanças do Barça: 4 a 2. O Vasco perdeu boas oportunidades para ampliar. A mais perigosa foi a bola na trave de Lucão nos instantes finais.

Os jogadores do Vasco, que correram bastante nos dois primeiros períodos, demonstraram sinais de cansaço no terceiro. O time catalão veio para o tudo ou nada. Decisivo, LLorenç fez mais um logo no início da última etapa. Instantes depois, em uma jogada individual, Bruno Xavier, o melhor do mundo, empatou em 4 a 4. O jogo pegou fogo, mas nenhuma equipe marcou gols até o estourar do cronômetro e a partida foi para a prorrogação. A igualdade se manteve, e a final precisou ser definida nos pênaltis. Dona foi decisivo ao defender o terceiro pênalti dos vascaínos, após os gols de Igor e Lucão. Ozu, brasileiro naturalizado japonês, LLorenç e Datinha selaram a vitória para os espanhóis, e o renomado ídolo do time, Amarelle, levantou a taça.

Na preliminar, o Al Ahli derrotou o Fluminense por 3 a 2, nos pênaltis, após o empate por 4 a 4 no tempo regulamentar, conquistando o terceiro lugar no Mundialito.



Fonte: GloboEsporte.com (texto), Youtube (vídeo)


Galeria













Fonte: Flickr oficial do Vasco