Após boa atuação, Diguinho ganha moral com Jorginho e pode seguir como titular

Terça-feira, 10/11/2015 - 15:53
comentário(s)

Após dois dias de folga, o Vasco se reapresenta nesta quarta-feira em São Januário, e Jorginho vai ter aquela dor de cabeça que todo técnico gosta: contar com opções para mudar o time. Com a volta de Bruno Gallo, que cumpriu suspensão na última rodada, e as boas atuações de Diguinho e Serginho na vitória sobre o Palmeiras, o técnico terá que se virar para armar o meio de campo para a partida contra o líder Corinthians, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas um dos volantes está bem cotado para seguir como titular do Cruz-Maltino.

Maior ladrão da última rodada, com seis bolas recuperadas, Diguinho está com moral com o treinador e com a torcida. Em enquete feita pelo GloboEsporte.com na última segunda-feira, os vascaínos foram questionados sobre quem devem ser os volantes titulares, e as duplas com o jogador de 32 anos foram as mais escolhidas: Diguinho e Bruno Gallo (40,9%), Diguinho e Serginho (33,5%) e Bruno Gallo e Serginho (25,6%). No total, a interatividade recebeu 5.729 votos em cerca de 24h no ar. Jorginho, por sua vez, elogiou os dois que atuaram contra o Palmeiras.

- Diguinho e Serginho fizeram grande partida defensivamente, mas também ofensivamente, chegando com qualidade, mantendo a posse de bola. Isso contribuiu para que tivéssemos oportunidades - disse, em entrevista coletiva após a partida do último domingo.

Contratado em maio, Diguinho tem só nove jogos pelo Vasco. O volante desfalcou a equipe durante períodos em que ficou no departamento médico por conta de uma lesão na coxa direita e dores na região lombar. O problema nas costas está controlado, mas o jogador terá de conciliar treinos com a manutenção no Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo (Caprres) até o fim da temporada. Ele voltou a atuar em outubro, mas desde então só foi titular contra o Palmeiras.

FORMAÇÃO DO MEIO DE CAMPO PODE MUDAR

Com os volantes em boa fase, a tendência é que Jorginho mantenha Julio dos Santos no banco de reservas. Caso opte pela volta de Bruno Gallo, titular em toda a arrancada do Vasco nos últimos 11 jogos, ao lado de Diguinho, o técnico pode deslocar Andrezinho para a direita (veja na imagem abaixo). Gallo já fez a função pela esquerda nas primeiras partidas da reação, antes de ser improvisado como primeiro volante. Com isso, ele ajudaria mais Diguinho na marcação.

Com Diguinho e Bruno Gallo de volantes, Andrezinho seria deslocado para o lado direito



Se o treinador escolher manter a formação que venceu o Palmeiras, Andrezinho seguiria do lado esquerdo do campo, e Serginho auxiliaria Diguinho na marcação pela direita (veja na imagem abaixo). Nesse esquema, a marcação funcionou bem e levou poucos sustos na Arena Palmeiras.

Se continuar Diguinho e Serginho na marcação, o time seria o mesmo contra o Palmeiras




Mas há a possibilidade também de Jorginho escalar os três volantes ao mesmo tempo para reforçar a marcação no meio de campo e explorar contra-ataques contra o líder do campeonato, dono do melhor ataque e da defesa menos vazada. Com isso, Diguinho seria o primeiro volante, tendo o auxílio de Bruno Gallo e Serginho pelos lados do campo (veja na imagem abaixo). Assim, Nenê seria mais adiantado para jogar mais perto de Rafael Silva e Riascos.

Com Diguinho, Serginho e Bruno Gallo, time teria três volantes e avançaria Nenê um pouco mais




Com 33 pontos, o Vasco segue na zona de rebaixamento do Brasileiro, mas já diminuiu a diferença para o primeiro clube fora do Z-4 de 13 para apenas dois pontos. Restando quatro rodadas para o fim do campeonato, o Cruz-Maltino volta a campo no dia 19 para enfrentar o Corinthians, às 22h (de Brasília), em São Januário.

Fonte: GloboEsporte.com