Vasco já teve 21 duplas de ataque em 2015; Rafael Silva e Riascos devem ter nova chance

Sábado, 07/11/2015 - 11:39
comentário(s)

Com apenas dois gols a mais do que Ricardo Oliveira, o Vasco tem o pior ataque do Brasileiro - com 22 gols em 30 jogos. Faltando cinco jogos para o fim da temporada, o time ainda procura a melhor dupla para superar a carência de gols. Ao longo do ano, os três treinadores que passaram por São Januário experimentaram diversas opções - foram 21 duplas de frente. Contra o Palmeiras, Jorginho deve lançar Rafael Silva e Riascos, que atuaram juntos apenas na derrota por 1 a 0 para o Figueirense, no Maracanã.

Sem Jorge Henrique, que deve voltar em até quatro semanas, mas corre o risco de ficar de fora do Brasileiro, e com Leandrão marcando apenas uma vez em 10 jogos, Jorginho testou durante a semana novas alternativas tanto no meio quanto no ataque. Embora não tenha confirmado na entrevista coletiva da véspera da partida em São Paulo, o treinador deve colocar Rafael e Riascos à frente do comando do ataque.

O treinador mostrou preocupação com a carência de gols da equipe, que marcou pela última vez com a bola rolando contra o Sport, na 27ª rodada - na vitória por 2 a 1. De lá para cá, foram três gols de córner (Rafael Vaz e dois de Rodrigo), três de pênalti de Nenê e um em cobrança de falta direta batida pelo zagueiro Rodrigo - no clássico contra o Flamengo.

- Infelizmente no jogo não estão acontecendo essas jogadas de gol nos jogos. Mas temos treinado, chamado bastante atenção para isso. Temos feito treinamento para essas penetrações, com possibilidade de jogadores mais velozes para que alcancemos isso. Leandrão é um jogador de área que faz o pivô, tem uma característica diferente - disse o treinador do Vasco.

Titular em 23 de 43 jogos que fez no ano, Rafael Silva é o artilheiro do time na temporada com com nove gols ao lado de Gilberto - que deixou o clube em julho. Depois vem o zagueiro Rodrigo, com sete gols e Nenê, seis - todos no Brasileiro, com cinco de pênalti. Riascos marcou seis vezes também - três vezes no campeonato nacional. O colombiano deve retomar a vaga no ataque, no lugar de Leandrão. Mesmo sem ser homem de área, ele agrada Jorginho.

- É uma possibilidade de colocar um jogador de mais força, mas também de muita velocidade. Ele é driblador, encara o adversário, parte para cima e tem treinado muito bem - disse Jorginho.

Em fim de contrato - termina em dezembro e o jogador não deve permanecer -, Rafael Silva tem a confiança de Jorginho. O treinador garante que o jogador está totalmente concentrado na missão de tirar o Vasco da zona de rebaixamento.

- A cabeça do Rafa está aqui. O que vem depois ele vai discutir com o empresário e a diretoria. Ele é um jogador importante que está muito concentrado, muito confiante, um atleta que não é de apenas 20 minutos, 30 minutos de jogo. Pode reparar que não tem um jogo, mesmo quando joga pouco, que Rafael não chute a gol. Dá dois, três, quatro chutes por partida e vai contribuir com a gente nessa reta final - elogiou o técnico do Vasco.

Relembre todas as duplas de ataque do Vasco em 2015:

- Dagoberto e Gilberto
- Rafael Silva e Gilberto
- Riascos e Gilberto
- Dagoberto e Riascos
- Dagoberto e Herrera
- Jorge Henrique e Riascos
- Marcinho e Rafael Silva
- Rafael Silva e Gilberto
- Mosquito e Thalles
- Yago e Gilberto
- Yago e Thalles
- Rafael Silva e Thalles
- Herrera e Riascos
- Riascos e Thalles
- Rafael Silva e Riascos
- Nenê e Herrera
- Rafael Silva e Leandrão
- Jorge Henrique e Leandrão
- Jorge Henrique e Riascos
- Rafael Silva e Leandrão
- Rafael Silva e Herrera

Fonte: GloboEsporte.com