25% do elenco do Vasco veio da base; na Série A, Goiás lidera com 50%

Sexta-feira, 06/11/2015 - 14:27
comentário(s)

Se no ano passado o Goiás já chamava a atenção pelo alto número de pratas da casa no elenco (eram 12 no total), a aposta aumentou ainda mais em 2015. Ao todo o Esmeraldino utilizou 18 jogadores formados no próprio clube no Brasileirão, mais do que as outras 19 equipes do torneio. O Internacional é o segundo colocado, com 16, e o Santos, o terceiro, com 15. O Coritiba, com 14, é o quarto colocado, e o Fluminense, com 13, vem na sequência.

Entre os principais jogadores do Goiás, está o atacante Erik, artilheiro do time no Brasileirão com sete gols. Outros destaques são o zagueiro Felipe Macedo, o volante Rodrigo e o meia Felipe Menezes, titulares desde o início do campeonato. Além deles, outros atuam com frequência, como o meia Liniker e o atacante Carlos Eduardo.

- O Goiás sempre foi tradicional em revelar jogadores. Trabalhamos muito forte, com um CT com dez campos só para a base, e um hotel cinco estrelas com 16 suítes, e capacidade para alojar 32 garotos. Para o clube, é uma economia muito grande. Imagina se temos que contratar 20 atletas pagando R$ 50 mil, ou R$ 100 mil todos os anos? - analisa o diretor da base esmeraldina, Osmar Lucindo.

Entre os que menos utilizam a prata da casa, a Chapecoense é quem está "na frente", pois não colocou nenhum atleta revelado em suas divisões de base para jogar no Brasileirão. A Ponte Preta, com apenas dois jogadores, é a penúltima colocada.

Aproveitamento abaixo do ano passado

Se em 2014 os clubes utilizavam apenas 26,9% de jogadores formados na própria base, em 2015 o número caiu ainda mais. O índice é de apenas 26,2%. A soma é menor por causa do rebaixamento de equipes como o Vitória, que costuma usar muitos atletas de sua própria base.

A porcentagem é considerada baixa por coordenadores de base, que normalmente falam em 40% do elenco formado em casa como meta. Se no ano passado apenas o Santos atingiu esse número, em 2015 o Peixe tem as companhias de Internacional e Goiás. Além disso, o Fluminense se aproximou, com 36%.



Fonte: GloboEsporte.com