Jorginho usa teoria de psiquiatra para enfrentar drama vivido no Vasco

Segunda-feira, 02/11/2015 - 22:31
comentário(s)

Em situação delicadíssima no Campeonato Brasileiro, onde ocupa a lanterna e está a cinco pontos da primeira equipe fora do rebaixamento, o técnico Jorginho tem recorrido a livros de autoajuda para enfrentar o drama. Após a derrota para o Fluminense por 1 a 0 no Engenhão, o treinador citou a principal teoria do livro "Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século (Saraiva)", do psiquiatra e escritor Augusto Cury, para exemplificar de que forma está trabalhando sua mente para os próximos compromissos do Vasco.

"Gosto do muito de citar o Augusto Cury, que fala sobre a síndrome do pensamento acelerado (chamada pelo escritor de SPA). Não adianta eu pensar no Corinthians, no Joinville se ainda nem passei pelo Palmeiras. Claro que a gente pensa, mas não adianta ficar especulando qualquer situação", declarou.

De acordo com os estudos de Augusto Cury, o SPA acontece, basicamente, com o transtorno de ansiedade das pessoas. Os sintomas, geralmente, são sofrimento por antecipação, cansaço, impaciência, falta de memória, dores de cabeça e musculares.

Sempre otimista, o treinador manteve o discurso de que o objetivo será cumprido ao fim do campeonato, embora o abatimento tenha tomado conta dos jogadores no Engenhão após o clássico.

"Nunca foi fácil desde que eu cheguei. Sempre foi debaixo dessa pressão. Fica esse sentimento da derrota, mas principalmente da forma como jogamos. Isso que doi mais. Era um jogo que poderia colocar o Fluminense numa situação mais delicada ainda. A gente não tem uma outra saída que não ser acreditar. Vamos continuar trabalhando, estamos respirando e vamos em busca do nosso objetivo", declarou.

Além do trabalho de Jorginho, o Vasco conta com a psicóloga Maíra Ruas no seu dia a dia. O Cruzmaltino ainda tem pela frente Palmeiras, Corinthians, Joinville, Santos e Coritiba.

Fonte: UOL