Eurico é denunciado pela Procuradoria do STJD acusado de ofender árbitro de Vasco x Chapecoense

Segunda-feira, 19/10/2015 - 16:53
comentário(s)

João Matheus ‏@ojoaomatheus
Eurico Miranda denunciado em três artigos pela Procuradoria do STJD por reclamação contra a arbitragem após empate com a Chapecoense.

João Matheus ‏@ojoaomatheus
A pena, no total, pode chegar a três anos de suspensão e R$ 100 mil de multa. Isso, é claro, no pior dos cenários para o presidente vascaíno

João Matheus ‏@ojoaomatheus
Eurico foi denunciado por: 1) Desrespeitar a equipe de arbitragem; 2) Conduta contrária à disciplina; 3) Incitar violência entre torcedores.

João Matheus ‏@ojoaomatheus
O julgamento ainda não tem data marcada pelo STJD.

Fonte: Twitter do jornalista João Matheus/Lance


Eurico é denunciado pelo STJD por ataques após partida contra a Chape

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta das declarações dadas após empate contra a Chapecoense (1 a 1), na última quinta-feira. O dirigente atacou o presidente da federação catarinense de futebol, Delfim de Pádua Peixoto Filho, e declarou "guerra" contra a CBF.

Nota enviada pelo STJD destaca o que Eurico disse a respeito da marcação do pênalti a favor da Chapecoense. O mandatário cruz-maltino tratou Ricardo Marques Ribeiro, árbitro do confronto, como mal intencionado e ainda insinuou que o último só assinalou a infração após interferência externa.

- O que aconteceu hoje (quinta) foi escândalo. Marcou um pênalti que a bola bate na barriga. Ele levou muito tempo para marcar, porque alguém mandou ele marcar. Alguém mandou por esses aparelhos de comunicação que eles usam. Deve ser o ponto eletrônico. Árbitro quando marca com convicção aponta para a marca de imediato. É só ver a sequência. Primeiro não foi pênalti. Aí ficou caracterizado a má intenção dele e desse ponto eletrônico, que não funcionou da mesma maneira no lance do outro lado. O cara deu uma raquetada dentro da área e aquilo não foi pênalti? Dizer que não viu? Viu. E não marcou.

Um dia depois, em entrevista coletiva concedida em São Januário, Eurico voltou-se contra a CBF na pessoa de seu presidente, Marco Polo Del Nero, e ainda afirmou que havia "algo tramado" para impedir que o Vasco não escapasse do rebaixamento.

- Algo está sendo tramado para impedir que o Vasco alcance o objetivo dele. Estou responsabilizando diretamente o presidente da CBF e essa comissão de arbitragem, que tem obrigação de mandar apurar a denúncia que estou fazendo ao presidente da Federação de Santa Catarina. Não vai ser só a Justiça Comum, nem vai ser a Justiça Desportiva. Vai ser declaração de guerra sem quartel. Esse Sr. Marco Polo Del Nero vai ver o que vai acontecer por parte do Vasco se essas providências não forem tomadas. Não jogo conversa fora. Será guerra sem quartel. Consequências eu não sei, tudo pode acontecer ... Daqui para a frente, prejudicou o Vasco, vai sofrer as consequências. Vou repetir, guerra sem quartel.

Na visão da Procuradoria do STJD, Eurico cometeu infração ao artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode pegar de 15 a 180 dias de suspensão e ficar sujeito a pagamento de multa de R$ 100 mil. Também foi enquadrado no artigo 243-D e, por isso, ainda corre o risco de gancho de 360 a 720 dias. Confira trecho da nota do STJD:

"No entender da Procuradoria, ao se expressar de forma ofensiva contra a arbitragem, Eurico cometeu infração ao artigo 258, inciso II do CBJD (desrespeitar a equipe de arbitragem) ao afrontar os preceitos de boa ética e do fair play e infração ao artigo 258 do CBJD (conduta contrária à disciplina) por sustentar sem evidências sobre um possível complô político e sobre a lisura do trabalho realizado pela Comissão de Arbitragem. Por último, ao declarar guerra contra a CBF e seu presidente Marco Polo, o mandatário infringiu o artigo 243-D do CBJD, na medida que incitou a violência entre torcedores".

O julgamento ainda não foi marcado.

Fonte: GloboEsporte.com