Confira a íntegra da entrevista coletiva de Jorginho após São Paulo 2 x 2 Vasco

Domingo, 18/10/2015 - 19:19
comentário(s)

O técnico Jorginho não escondeu a insatisfação com o gol de empate sofrido pelo Vasco aos 42 minutos do segundo tempo neste domingo – que decretou o 2 a 2 com o São Paulo no Morumbi. O comandante lamentou a chance perdida por sua equipe de ficar a apenas dois pontos de sair da zona de rebaixamento, mas também exaltou a confiança para a sequência do Brasileirão. O resultado levou o Cruz-Maltino novamente à lanterna do Campeonato Brasileiro com 29 pontos.

– Uma coisa é você ficar insatisfeito. Não poderia acontecer de jeito nenhum tomar o gol que tomamos. Outra é a perspectiva pela frente, tínhamos cinco pontos de diferença, temos quatro. Continuamos dentro, motivados, ninguém pode se abater em relação a isso. Mas não podemos deixar de jeito nenhum o São Paulo empatar um jogo como esse. Lamentável. Tínhamos todas as possibilidades de ficar a dois pontos da zona de rebaixamento e perdemos a oportunidade. Mas de forma nenhuma tira nosso ânimo, nossa confiança. A perspectiva melhorou – avaliou, em entrevista coletiva após a partida.

Com o empate no Morumbi, o Vasco chegou a oito jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro e diminuiu para quatro pontos a distância para o Avaí, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Porém, foi a terceira igualdade com “gosto de derrota” – já havia sido assim diante do próprio Avaí e da Chapecoense, partidas encerradas em 1 a 1.

O Vasco terá uma semana dedicada somente aos treinamentos. A equipe volta a campo no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), contra o Grêmio, no Maracanã.

Veja a entrevista coletiva na íntegra:

MAIS UM GOL NO FIM
Uma coisa é você ficar insatisfeito. Não poderia acontecer de jeito nenhum tomar o gol que tomamos. Outra é a perspectiva pela frente, tínhamos cinco pontos de diferença, temos quatro. Continuamos dentro, motivados, ninguém pode se abater em relação a isso. Mas não podemos deixar de jeito nenhum o São Paulo empatar um jogo como esse. Lamentável. Tínhamos todas as possibilidades de ficar a dois pontos da zona de rebaixamento e perdemos a oportunidade. Mas de forma nenhuma tira nosso ânimo, nossa confiança. A perspectiva melhorou. O Grêmio é uma das melhores equipes do futebol brasileiro, Roger está fazendo um trabalho maravilhoso, mas jogando em casa precisamos fazer nosso dever, tanto nesse jogo quanto contra o Fluminense.

O QUE IRRITA MAIS: PERDER GOLS OU SOFRER NO FIM?
As duas situações. É claro que não fomos eficientes para fazer o gol, mas não poderíamos deixar que o São Paulo contra-atacasse ou mantivesse posse de bola. Era simples. Manter a posse, fazer o São Paulo correr. Não é uma equipe muito pegadora, é uma equipe que mantém o espaço. Se mantiverem a bola, mesmo com um jogador a menos, tem muita capacidade. Tentamos duas, três vezes... E tomava o contra-ataque. Era manter a posse de bola, eu estava me esgoelando. Vamos conversar essa semana, isso não pode acontecer.

OSÓRIO E DORIVA
Não gosto de comparar. Não queria falar sobre isso. Qualquer coisa que eu colocar aqui pode ser contra Osório ou Doriva, que ainda não teve tempo de trabalhar. Ele pegou no meio do caminho, e não é fácil. Até pela questão política que o clube passa. É um grande treinador, já demonstrou isso, e com certeza vai fazer o melhor.

TRÊS JOGOS SEGUIDOS COM GOL NO FIM
É justamente ter equilíbrio necessário dentro da partida, a percepção do que está acontecendo no jogo. Foi o que aconteceu hoje. Temos jogadores experientes, cobramos isso. Manter a posse de bola, sem se arriscar tanto, esperar. Em algum momento vão falhar na marcação, é só girar a bola, não precisa ficar forçando. Foram seis pontos – os outros dois por uma questão da arbitragem que já foi falada, não gosto de falar, e hoje foi uma situação nossa. Acho que teve um segundo pênalti, mas talvez pelo São Paulo ter reclamado muito ele não tenha dado.

RECLAMAÇÃO DE ROGÉRIO CENI
Ainda não vi a imagem, mas procurei saber que bateu na mão. Como ele tinha amarelo, acabou tomando o vermelho. Não tenho de falar sobre essa situação. O que eu falo é que a arbitragem às vezes é confusa. Hoje, não porque teve um pênalti a favor, mas foi normal. Mandou seguir algumas jogadas em que jogadores simularam. Foi extremamente normal. Em nenhum momento foi absurdo. O Rogério é um amigo, respeito, jogamos juntos, mas achei que foi pênalti.

PRESSÃO SOBRE O TIME
Vão aguentar. Estavam aguentando quarta e sábado, quarta e domingo. Temos agora duas semanas cheias de trabalho. É ter a sabedoria de dar treinamentos específicos. Eu passei por essa fase, às vezes temos muita vontade. É o caso do Guiñazu, temos de segurar. Fisicamente a minha equipe está bem. Não é extremamente veloz, mas tem sua forma de jogar. Ficamos engasgados pela possibilidade. Contra as equipes do Sul vimos o que aconteceu, perdemos quatro pontos, e hoje estava na nossa mão. Faltou a capacidade de manter o resultado.

CRITÉRIOS DE PÊNALTIS
Eu já participei em uma oportunidade em que a Fifa estava querendo abolir a disputa de pênaltis. Acho que temos de rever o que é melhor para o futebol. Hoje dizem que não se usa imagem, mas já percebemos que em algum momento não é possível que não seja usada. A expulsão do Egídio ali (em Chapecoense x Palmeiras) claramente foi usada uma imagem. A Fifa tem que repensar essa situação, cada um leva o critério de uma forma. Tem de partir de cima para baixo.

TEMPO DE RECUPERAÇÃO
Vamos ter uma semana boa para recuperar os jogadores, um jogo importantíssimo, acho o Grêmio uma equipe muito certinha, qualificada, um ataque muito eficiente. Vamos ter de trabalhar direitinho para conseguir os três pontos. Continuo confiante na perspectiva que temos hoje. A coisa foi subindo, o percentual já passou de 15%, tudo pode acontecer. A força do Vasco, da torcida, da sua camisa, daquilo que está acontecendo, apesar das baixas no final dos últimos jogos. Acredito na nossa permanência na primeira divisão.

Fonte: GloboEsporte.com