Vasco sonha disputar o NBB e a Liga Futsal em 2016; Fernando Lima comenta

Quinta-feira, 08/10/2015 - 16:29
comentário(s)

O Vasco bem que tentou e esteve muito próximo, mas não será em 2015 que o clube voltará a viver seus tempos dourados fora dos gramados.

Depois de tentativas frustradas de disputar a Liga Futsal e o Novo Basquete Brasil (NBB), quando parcerias com equipes já montadas não foram firmadas por detalhes, o clube foca seus projetos para 2016, onde novamente buscará ingressar nos dois principais campeonatos dos dois esportes onde já foi referência e multicampeão.

Até semana passada, o Cruzmaltino tinha um acordo verbal com o Limeira para absorver toda a estrutura da equipe paulista de basquete e disputar o próximo NBB, que se inicia em novembro. Porém, após reunião com o elenco, exigências inviabilizaram a parceria. Anteriormente, a tentativa foi a de adquirir a franquia do Palmeiras, mas o clube paulista preferiu não vender sua parte, desistindo apenas de participar da edição 2015/2016.

Diante deste cenário, o Vasco volta todas as suas atenções para a única forma que lhe sobrou de ingressar no torneio: ganhando uma vaga em quadra. Em fevereiro do ano que vem, o clube participará da Liga Ouro, campeonato que dá ao vencedor o direito de disputar o Novo Basquete Brasil.

"No mês de junho recebemos a visita do Kouros (Monadjemi, presidente da Liga Nacional de Basquete) e do Arnon de Mello (diretor executivo da NBA no Brasil) e eles oficialmente nos convidaram para a Liga Ouro do ano que vem. Naquela oportunidade o Arnon disse que gostaria muito de ter o Vasco no NBB deste ano. O Eurico (presidente do Vasco) aceitou e queria saber disso até julho para dar tempo de se mexer. Aí houve a situação do Palmeiras, que continuou com a franquia e pediu licença. Depois teve a situação do Limeira, onde assumiríamos desde que mantivessem todos os jogadores e as condições financeiras de Limeira. Como eles não mantiveram, não pudemos assumir", explicou o vice-presidente de quadra e salão do Vasco, Fernando Lima.

Com uma montagem de elenco pela frente para conseguir obter a vaga ao NBB do ano que vem, o dirigente faz um adendo para o período de contratações antes da Liga Ouro:

"A Liga Ouro, na minha opinião, deveria ser após o NBB. É difícil fazer um time melhor em virtude do campeonato nacional estar transcorrendo e onde, teoricamente, os melhores jogadores estão empregados. O mesmo ocorre em mercados como Chile, Argentina... Todos os países da América estão com campeonatos transcorrendo. Já o mercado europeu é um mercado inatingível do ponto de vista financeiro. A solução será atuar com três estrangeiros peneirados nos Estados Unidos, ou algum grande jogador que estava contundido e está sem clube".

No início deste ano, o Vasco foi cogitado para participar da Liga Ouro, mas após uma votação entre as equipes filiadas, o clube acabou ficando de fora.

Futsal com Falcão ainda é sonho distante

Outro modalidade que também esteve bem próxima de ter seu time adulto foi o futsal. Por muito pouco, o Vasco não teve Falcão e companhia na Liga Nacional. Em janeiro, o clube ficou por detalhes para adquirir a equipe do Sorocaba e um acordo verbal também já estava praticamente sacramentado.

Os administradores do time, porém, condicionaram a transferência de sede à disponibilidade de uma quadra para o elenco, uma vez que o Sorocaba treinava na cidade paulista, mas atuava em 2014 em outros centros pois a arena do local estava passando por reformas. Com a garantia da prefeitura da entrega da quadra, o contrato com a equipe foi renovado por mais um ano e o Cruzmaltino teve que adiar seu sonho.

As negociações por parte do Vasco foram conduzidas a mando de Eurico Miranda por Carlos Gandola, assessor da presidência. O empresário tem influência no ramo do futebol 7 e foi o responsável por trazer Falcão para disputar algumas partidas da modalidade com a camisa cruzmaltina, fruto de sua boa relação e de seus filhos com o craque.

Impossibilitado de tocar o projeto do futsal em 2015, ele direcionou seus investimentos para o Fut 7 e fez o Vasco se tornar campeão dos principais torneios do esporte na temporada. Em 2016, no entanto, ele novamente terá a missão de montar um time para as quadras sem comprometer as finanças do clube.

O Cruzmaltino é bicampeão brasileiro de basquete (2000 e 2001) e campeão brasileiro de futsal (2000).



Fonte: UOL